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Como aumentar suas vendas durante a pandemia

Não é novidade que o faturamento de lojas físicas têm apresentado quedas significantes, comparado com anos anteriores, devido a restrição do funcionamento do comércio. A saída têm sido o meio digital: na maioria dos estabelecimentos a renda praticamente está na realização de vendas pela internet.

O requisito é buscar novas formas para fazer negócios online, já que o comércio digital têm ganhado espaço. A utilização do e-commerce junto com o delivery é uma das estratégias certeiras para expandir as vendas. Claro que também é necessário manter o relacionamento com o cliente, observar suas mudanças de comportamento e se fazer “presente” na vida do consumidor neste momento faz diferença.

Se você precisa reinventar sua empresa ou está começando agora, nós separamos dicas para colocar em prática e obter sucesso no comércio digital.


1. Planeje sua equipe

Praticamente a maioria, se não todos os funcionários, estão adotando novas maneiras para executar seu trabalho. É normal as pessoas se sentirem um pouco ‘perdidas’ nesta mudança, por isso é importante ter uma comunicação clara e direta. Realize atualizações periódicas, informando sobre novos horários, metas, novas formas e estratégias para atendimento, visando sempre estabelecer medidas de segurança para com o funcionário e o seu cliente.  


2. Mantenha contato com o seu cliente

É importante manter a comunicação com o seu cliente, uma vez que estamos passando por fases inconstantes de aberturas/fechamentos dos negócios. Comunique seu cliente, mantenha-o informado sobre os horários de atendimento de forma constante. Veja também novas maneiras de levar o seu produto/serviço, de forma segura.


3. Faça divulgação online

Utilize as redes sociais para encontrar seu cliente de uma maneira eficaz. Faça divulgações de seus produtos/serviços, informe sobre as formas de pagamento, tempo de entrega, produtos em estoque, etc. É interessante se aprofundar e pesquisar qual plataforma a maioria dos seus clientes estão navegando, para obter melhores resultados.


4. Aposte no delivery

Para quem vende produtos, é importante pesquisar sobre as formas de delivery disponíveis, para viabilizar as taxas de entrega para com o cliente. Veja se vale a pena ter contrato com os correios ou alguma transportadora, ou utilizar serviços de motoboy para entrega dos seus produtos, ou até mesmo conversar com a sua equipe local para realizar a entrega, dependendo da distância da loja até o cliente.  


5. Envie SMS

Pesquisas revelaram que a taxa de abertura de mensagens SMS é de 99%. Isso mesmo, 99%. Em quanto tempo depois de recebidas você acha que mensagens SMS são abertas? A resposta também é impressionante. 90% das mensagens enviadas são abertas dentro de 3 minutos depois de recebidas. O SMS também tem uma vantagem: não há a necessidade de instalação de um aplicativo específico, todo smartphone já vem com a opção de receber SMS, ou seja, explore o universo digital: Envie SMS.


6. Invista nos procedimentos de segurança

Para quem é prestador de serviços (médicos, dentistas), atente-se para o agendamento de clientes. Ofereça a possibilidade de horários exclusivos, respeite a capacidade máxima, dê preferencia ao atendimento unitário. Mantenha uma limpeza constante, disponha de displays de alcool em gel para o seus clientes.

Para quem tem um comércio, de forma semelhante, ofereça marcação de horário para atendimento unitário, para evitar acumulo de pessoas. Realize a limpeza do local de forma constante. Também é válido oferecer displays de alcool em gel para os seus clientes.

Mostrar que o seu ambiente de trabalho está respeitando as normas de segurança, fará com o que seu cliente se sinta confiante e fará com que ele retorne.


7. Invista nas formas de pagamento  

Viabilizar formas de pagamento é um requisito para ter sucesso nas finalizações de vendas. Pesquisas apontam que as lojas que fornecem ao seu cliente a opção de pagamento no cartão tem um desempenho melhor nas vendas e aumento no faturamento.

Por isso vale a pena pesquisar qual é a melhor prestadora de serviços para pagamentos em cartão, verificando quesitos como taxa de juros, segurança de transação para o cliente, maquininhas e tipos de integração nas plataformas online. Fique antenado nas atualizações de formas de pagamento, como por exemplo, o PIX. Lembre-se: ter opções é um diferencial.


8. Busque sempre por inovações

O “novo normal” significa novos métodos. Essa constante adaptação exige inovações; Faça uma revisão de seus produtos e serviços, veja se estão de acordo com as necessidades de seus clientes. Nem sempre novos hábitos permanecerão ao longo prazo, mas acompanhar as estratégias utilizadas ajudará seu negócio durante este momento. Observe as necessidades e aproveite para inovar.


9. Crie um planejamento Pós-Pandemia

A pandemia sem dúvidas tem testado a sociedade na comunicação. Ainda não temos perspectivas do fim mas um dia ela vai acabar. Faça uma análise do seu negócio e planeje seu futuro, como por exemplo, adaptação para home office, expandir seu negócio online para atender mais regiões, analisar sistemas internos, criar uma perspectiva de atendimento presencial e online. Um bom planejamento fará com que se adapte mais facilmente no futuro. 

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