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Mobile marketing – Entendendo os consumidores

Entendendo o consumidorNão basta apenas decidir usar o mobile marketing como uma das estratégias dos seus esforços gerais de marketing e sair por aí enviando sms para listas que você nem sequer conhece a origem, espalhar anúncios pagos em locais sobre os quais você também não pesquisou, etc. Sim, enviar sms investir em anúncios pagos fazem parte do mobile marketing, mas se você quiser resultados, precisa trabalhar com eles da maneira correta e isso depende inicialmente do conhecimento sobre o consumidor.
Entender o consumidor mobile diz respeito a responder perguntas como: onde eles costumam comprar? Qual o tipo de música escutam? Qual dispositivo móvel possuem? Usam Wi-fi? Possuem e usam múltiplos dispositivos móveis? Quais aplicativos usam? Quais recursos em seus dispositivos móveis sabem usar? Usam SMS? Digitalizam QR Codes?
Conseguir responder a perguntas como essas vai fazê-lo entender o que os consumidores querem e, principalmente, a saber se é isso que tem a oferecê-los. É claro que tais perguntas são apenas exemplos e que você pode expandi-las como quiser dependendo de quais informações deseja conseguir.
Caso você esteja se perguntando sobre como fazer essas perguntas, vamos responder agora. Existem alguns métodos que podemos usar para isso, tais como: enviando um e-mail, usando plataformas de análises de experiência do usuário como a ForeSeeSessionM ou Apptentive, ou ainda o seu próprio departamento de atendimento ao cliente. Pergunte também ao seu time de vendas e aos seus parceiros.
Além de perguntar, você pode e deve se valer das ferramentas de análises de websites mobile e aplicativos. Elas irão lhe mostrar como os visitantes estão usando esses canais. No caso de campanhas de e-mail, qualquer ferramenta minimamente decente será capaz de lhe mostrar relatórios sobre quem abriu e/ou clicou em suas mensagens e quais foram os dispositivos usados.
Serviços de medição de audiência como o comSocore, Nielsen, Kantar, Axiom e Experian são excelentes opções. Recursos públicos como o Pew Internet Research Project ou o Google Our Mobile Planet são outras ótimas opções.
Mais uma vez, primeiro conhecer o consumidor é fundamental antes de colocar em prática qualquer que seja a estratégia de marketing e em mobile marketing não poderia ser diferente, até porque, pelas alternativas de fontes de informação apresentadas anteriormente, os resultados das pesquisas podem chegar a excelentes níveis de filtragem.
Image courtesy of everydayplus at FreeDigitalPhotos.net
 
 

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