Sign in 

SMS Marketing – Tipos de mensagens e Indústria

SMS - Tipos de mensagem e indústriaEm nosso blog já tivemos a oportunidade de falar sobre alguns tipos de campanha de SMS marketing, além dos objetivos e tipos de oferta dessas campanhas. No artigo de hoje você aprender quais são os tipos de mensagens e conhecer também alguns termos bem comuns da indústria do SMS.

Tipos de mensagens SMS

Nesse ponto é importante deixar claro que os tipos de mensagens abaixo, tratam das mensagens usadas pelas empresas em suas campanhas de sms marketing para tentar criar engajamento com os usuários.

1 – FTEU

Esse é o tipo de mensagem mais rara. FTEU é o acrônimo para Free to End User ou, simplesmente, grátis para o usuário final. São usadas pelas empresas que querem assumir qualquer tipo de pagamento (tanto no envio quanto na resposta) quando realizam qualquer campanha a fim de engajar usuários.

2 – Premium

São usadas geralmente quando alguma organização representando alguma causa, nos solicita uma doação e precisa que o valor da doação seja cobrado diretamente em nossa conta de telefone.

3 – Standard Rate

São mensagens cujo o custo é “padrão”. Podemos dizer que “custo padrão” é o custo que contratamos da nossa operadora. Mensagens SMS geralmente são cobradas como parte de algum pacote de ligações, podem ser compradas em pacotes específicos de SMS ou através de um custo individual.
Nessa situação, ao respondermos uma mensagem confirmando o engajamento (realizando um processo opt-in) de uma empresa qualquer, seremos cobrados do valor padrão que tivermos contratado da nossa operadora.

4 – MMS

As mensagens MMS (Multimedia Messaging Service), são mensagens usadas por empresas que precisam enviar conteúdos além dos 160 caracteres de um SMS normal, ou seja, essas situações geralmente envolvem o envio de imagens ou vídeos.

Indústria

Indústria diz respeito aos diferentes tipos de serviços que formam o mercado SMS. Os principais estão relacionados abaixo.

1 – Plataformas SMS

Assim como acontece com sites, blogs, e-mail marketing, etc., uma plataforma SMS nada mais é que um software através do qual podemos gerenciar o envio das nossas mensagens. É nessa plataforma que ficarão armazenados os números de telefones de nossos leads, também é nela que as mensagens são criadas, assim como, dentro dela é possível acessarmos relatórios com as estatísticas das nossas campanhas.

2 – Agregadores SMS

Um agregador SMS é um sistema que fica entre a plataforma SMS e a operadora. Quando enviarmos uma mensagem em qualquer de nossas campanhas de SMS marketing, antes de chegarem ao destino, as mensagens passarão pelo agregador e depois pela operadora.

3 – Operadora

Essa acreditamos que todos conhecemos. A operadora é, de fato, quem efetiva o envio das nossas mensagens. No Brasil, por exemplo, temos a Vivo, a Claro, a OI, etc.
Até o próximo!

Dia do consumidor: saiba como aproveitar!

Dia do consumidor: saiba como aproveitar!

O dia do Consumidor no Brasil é um evento comercial criado com o objetivo de celebrar e valorizar os consumidores, enquanto também oferece oportunidades para as empresas promoverem produtos, serviços e ofertas especiais. Ela é uma...

Agenda

novembro 2014
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa Newsletter