Esse artigo é sobre o SMS marketing para o varejo, mas, não só para o varejo, mas podemos tranquilamente dizer que o SMS Marketing é qualquer tipo de esforço de marketing auxiliado por mensagens de texto, mais amplamente conhecidas como mensagens SMS.
Antes de falarmos sobre os tipos de campanhas SMS para o varejo, primeiro vamos mostrar porque ele pode ser tão interessante para o seu negócio.
Por quê o SMS Marketing para o varejo?
SMS Marketing é (ou ao menos deve ser…) feito sobre permissão
Sempre que feito de maneira correta, ou seja, feito para pessoas que autorizaram, através de um processo opt-in, o envio das mensagens de texto, os varejistas acabam percebendo no SMS marketing um nível extremamente alto de engajamento.
SMS Marketing tem altas taxas de abertura
É fato. Estatísticas já demonstraram que as taxas de abertura de mensagens de sms marketing chegam a 99%. Se compararmos a algumas taxas de abertura de e-mail marketing em torno de 18%, entenderemos porque muitos varejistas estão cada vez mais incrementando a comunicação com seus clientes através das mensagens de texto.
SMS Marketing é móvel
Ok. Isso você provavelmente já sabe. SMS Marketing não requer clientes em frente aos seus computadores. Basta que tenham em mãos os seus aparelhos telefônicos ou qualquer outro dispositivo móvel no qual tenham acesso às mensagens SMS e, pronto, você o alcançou!
SMS Marketing é mensurável
Sim, tudo em relação a SMS Marketing é “rastreável”, desde quantas pessoas realmente receberam a mensagem, passando por quantos usaram um determinado código promocional, clicaram em um link ou em um número de telefone dentro da mensagem, etc.
Agora que você já sabe algumas coisas interessantes sobre o SMS, é hora de conhecer alguns tipos de SMS marketing para o varejo.
1. Broadincasting
Acontece quanto clientes se engajam em campanhas de SMS marketing através de um processo opt-in, esperando receber continuamente futuras mensagens com promoções, cupons, ofertas, etc.
2. Text-for-info
São campanhas cujo o objetivo do engajamento é fazer com que os clientes fiquem interessados em receber de volta alguma informação que carrega algum valor e que foi oferecida através de uma mensagem inicial. Nessa situação os usuários não esperam uma comunicação contínua como no caso das campanhas de broadcasting.
3. Text-to-Collect Info
Campanhas criadas com o objetivo de colher algum tipo de informação dos usuários, tal como um endereço de e-mail, por exemplo. Essa é uma outra situação onde o engajamento não é contínuo.
4. Text-to-Vote
Como você deve estar imaginando, são campanhas com o objetivo de fazer com que usuários votem (escolham) entre diferentes opções.
5. Text-to-Win
Não são campanhas recorrentes (o engajamento não é contínuo) e servem para oferecer aos usuários a chance de ganhar algum tipo de prêmio.