Talvez você nunca tenha ouvido falar a respeito, mas testes A/B são muito conhecidos em campanhas de email marketing e o que eles são é muito fácil de explicar.
Um teste A/B serve testar previamente o desempenho de uma determinada mensagem. Essa “coisa” de A/B faz referência a, justamente, criarmos duas ou mais versões de uma determinada mensagem , para que sejam testadas e, desse jeito, descubramos qual mensagem terá o melhor desempenho.
Numa situação real, imagine que você tenha uma base de dados de 5.000 telefones e deseje fazer um teste A/B. Crie duas mensagens diferentes e envie cada uma delas para 20% (10% para cada mensagem) dessa base. Aquela que obtiver o melhor resultado é a que deve ser enviada em seguida para os 80% restantes.
Tipo
Em relação ao tipo, podemos testar um SMS “contra” um MMS e, mais recentemente, os dois anteriores “contra”
mensagens RCS.
Assuntos
Nos assuntos, diversos podem ser os conteúdos testados, tais como: a marca, a oferta, uma “ideia” para a oferta, etc.
Conteúdo de mídia
Num MMS é possível incluir imagens, vídeos e até GIF animados. É importante testar esses conteúdos uns “contra” os outros e mesmo combina-los para descobrir qual resultados terá.
Conteúdo da mensagem
Cada pedaço de texto em sua mensagem pode chegar com um forte impacto (positivo ou negativo…) ao seu destinatário, portanto, todas as tentativas de captura de atenção que a sua criatividade permitir, devem ser testadas.
Layout da mensagem
Podemos dizer que esse item está relacionado principalmente ao item anterior, então, nele tente inserir quebras de linha, mude parágrafos de lugar, coloque detalhes da oferta, etc. Ou seja, use a criatividade para criar duas, três ou até quatro opções da mesma mensagem e avalie o que acontecerá.
Oferta
Aqui as ideias vão desde as mais simples, como baixar preços, até a inclusão de incentivos extras que podem significativamente aumentar a performance da mensagem.
Chamada para ação
Por fim, aqui pode ser testado o uso de links, solicitação de respostas ou a combinação dos dois, por exemplo.
Imagem fonte: Tatango