Mesmo que você não trabalhe diretamente com SMS Marketing, provavelmente, em maio a tantos acrônimos que não param de surgir, já ouviu falar sobre os termos SMTP e SMPP. SMTP é o acrônimo para Simple Mail Transfer Protocol (Protocolo Simples de Transferência de Email) e SMPP (é o acrônimo para Short Message Peer to Peer (Mensagem Curta Par a Par).
A importância desses dois termos está no fato de que ambos estão relacionados ao envio de SMS. O primeiro SMTP, embora pareça e está) estar muito mais relacionado a e-mails que a qualquer outra coisa, já foi usado “no passado” para o envio de SMS. O que as operadoras essencialmente faziam era usar um domínio do tipo qualqueroperadora.com.br, permitindo que emails fossem enviados através do mesmo. O detalhe é que esses emails eram “convertidos” para que chegassem aos celulares dos destinatários em forma de SMS.
Imagine você poder digitar um email e enviar para o celular de um amigo com o “número” 91234.5678@qualqueroparadora.com.br. Isso era possível de ser feito e a mensagem chegava ao destino em forma de SMS.
Já no caso do SMPP tudo funciona de maneira muito mais “simples”, uma vez que não há mais a necessidade de um domínio. Nesse caso, simplesmente digitamos uma mensagem usando o aplicativo de SMS do nosso smartphone e essa mensagem é diretamente enviada (passando apenas pela operadora, claro…) ao destinatário. Esse é o modo como a troca de mensagens acontece atualmente.
Descubra porque o envio de SMS em massa vai impactar seus clientes!
Utilizar meios de comunicação em massa pode gerar certo preconceito. É fato que contato ‘robotizado’ causa a impressão de frieza em relação ao cliente. Porém, configurando a ferramenta de forma correta, é possível ter muitos benefícios....