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Análise de publico-alvo – Segmentos e personas

No artigo de título Mobile Marketing – Determinando o público alvo, falamos sobre a importância em saber sobre o nosso público-alvo. Dados iniciais (gênero, faixa etária, renda familiar, localização, etc.) que podem ser conseguidos dentro da própria empresa, são o “pontapé inicial” para o entendimento desse público, mas precisamos ir além.
Por ser muito “abstrato”, um inventário de dados genérico ainda não é ideal para a nossa estratégia, ele necessita de refinamento e esse refinamento é obtido através de dois procedimentos principais, a segmentação e a criação de personas. Para que seu entendimento seja facilitado, vamos a um exemplo de segmentação.

Imagine que você é o proprietário de uma rede de lojas de produtos orgânicos de alta qualidade e precisa traçar o perfil do seu público-alvo. Partindo de uma base de dados genérica, a segmentação começaria pela separação de dados cujas pessoas seguissem os seguintes requisitos: mães com idade entre 30 e 40 anos de famílias classes A, com poder de decisão e que usam seus smartphones como verdadeiros controles remotos de suas vidas.

Com base nesse perfil, já é possível imaginar as possíveis formas de comunicação com esse público.
A criação de personas vai além da segmentação, ou seja, nossa tarefa é criar uma pessoa fictícia. Nossa personagem fictícia se chamará Clara, cuja idade é 43 anos, casada, formação superior ou acima, advogada com salário mensal entre 10 e 15 mil reais, possui um Iphone 6 que usa para finalidades diversas, tais como: compras, notícias, movimentação de conta corrente, atividade física, etc., e, por fim, possui o objetivos e desafios como: comer alimento orgânico sempre que possível, rastrear dados da alimentação como valor nutricional, calorias, quantidade de gorduras, etc., e compartilhar a sua paixão por cozinha para a família e amigos.
Percebeu agora em que podemos transformar os nossos dados? Agora que você já sabe como “mergulhar profundamente” nas informações sobre o seu público-alvo, pode decidir entre usa-los de forma mais genérica, ou mais específica, principalmente se a sua estratégia estiver em busca de um determinado nicho de mercado.
Até o próximo!
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