Qualquer de nós que use a internet de forma rotineira já por algum tempo, deve lembrar com facilidade a quantidade de spam (e-mails que chegam de todo o tipo de remetente com a finalidade final de nos vender algo) que recebemos e continuamos recebendo todos os dias. A explicação para essa nova quantidade de spam está no simples fato de como as estratégias de marketing em geral acreditavam e continuam acreditando no e-mail como uma importante ferramenta de comunicação.
A palavra spam se origina da língua inglesa: Stupid Pointless Annoying Messages. Esses termos significam: mensagem ridícula, sem propósito e irritante. Uma olhada rápida nesse significado já nos transmite a ideia de qual errada é a prática do spam. Em termos mais práticos spam significa o envio de mensagens sem o consentimento prévio do destinatário.
Ok, mas onde estamos querendo chegar com essa história toda de spam? É simples. Nos últimos dez anos as taxas médias de abertura das mensagens de e-mail ou e-mail marketing, como queira…, caíram de por volta de 19% para apenas 5% e é claro que as mensagens ridículas, sem propósito e irritantes (spam) são um bom motivo para isso. Não vamos nem alar aqui das estratégias de marketing em si, porque se uma empresa opta pelo uso de spam, “de cara” já demonstra não conhecer não conhecer ou não trabalhar de forma correta tais estratégias.
A partir de agora podemos então começar a entender o motivo pelo qual o sms marketing tem crescido tanto. Percebendo essa queda nas aberturas dos e-mails, muito por causa do envio de spam que acabou por penalizar não só quem os envia, mas todo o “resto”…, as empresas começaram então a buscar novos canais através dos quais possam se comunicar com o seu público e ai entra o sms.
Em vários artigos aqui em nosso blog já tivemos a oportunidade de dizer que a taxa média de abertura dos sms é de 99%, sendo que 90% dessas mensagens são lidas dentro de três minutos. 99% contra 5% é muita diferença e por esse motivo o uso do sms cresce muito.
Cabe aqui sem dúvida um alerta final. Se você praticava spam através do e-mail e está com a mesma ideia em termos de sms, inicialmente a a taxa de abertura das suas campanhas pode até atingir os 99% no início, mas, depois, tenha certeza de irá cair e, o que é pior, uma outra taxa, que podemos chamar de taxa de rejeição, poderá crescer e, ainda pior, poderá lhe trazer problemas, mesmo que no Brasil ainda não exista uma lei que obrigue o Opt-in (consentimento por parte do usuário).
Até o próximo!
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