Se você tem experiência em qualquer que seja o tipo de campanha de marketing, então sabe, mensurar é fundamental, ou melhor, é básico. São os dados que nos contam o que deve ser mantido, alterado ou excluído em nossas campanhas.
Em campanhas de sms marketing, quatro pontos fundamentais precisam ser medidos. São eles:
1. Crescimento da Lista
Qual empresa não quer aumentar o número de inscritos? O significado de inscritos é simples: mais gente interessada em suas campanhas, mais gente interessada em seus produtos e/ou serviços, mais possíveis compradores.
A fórmula para calcular o crescimento da lista é bem simples: basta encontrar a porcentagem de crescimento subtraindo a quantidade de inscritos atuais pela quantidade de inscritos de um mês atrás, por exemplo, depois divida esse resultado pelo total atual e encontre o valor (em %) de crescimento.
2. Churn rate
Não se assuste com o termo porque ele nada mais significa que: a taxa de inscritos que abandonou a sua lista.
O cálculo também é simples: divida o total de cancelamentos pelo total da lista e encontre a porcentagem.
3. Taxa de redenção (ou conversão)
Essa taxa literalmente mede o sucesso de uma campanha porque é capaz de dizer quantos usuários realizaram uma determinada ação proposta.
Se o seu objetivo era atrair clientes para um restaurante, quantos dos que receberam a mensagem tomaram essa ação? Divida essa quantidade pelo total da lista e encontra a taxa.
4. Custo por conversão
Divida o custo de cada sms entregue pela taxa de redenção e encontre quanto você está pagando por conversão.