Tradicionalmente, o método de trabalho usado por empresas de cobrança é o de fazer ligações telefônicas e/ou enviar correspondências aos consumidores. Porém, nos dias atuais, além desses métodos, o envio de SMS e o envio de mensagens de voz estão ganhando mais e mais espaço dentro desse segmento.
Como os custos que envolvem o envio das correspondências ou de uma ligação telefônica são altos, o torpedo SMS e a mensagem de voz se transformaram em alternativas mais baratas e rápidas na hora do contato. Além disso, essas ferramentas permitem a comunicação com diversos usuários de uma só vez e de forma personalizada.
Uma mensagem de voz para cobrança pode ser usada com o objetivo de informar a data de vencimento de um determinado acordo, ao mesmo tempo em que uma mensagem de texto é usada para o envio do código de barras correspondente a fatura com muito mais agilidade. É fato que tanto o SMS como uma correspondência física não garantem a leitura do cliente, por isso as empresas continuam a utilizar a ligação telefônica como uma espécie de “garantia”.
A utilização do torpedo de voz interativo abre a possibilidade de o usuário ouvir a mensagem e escolher ser transferido automaticamente para um atendente, agilizando, por exemplo, a negociação de uma dívida. Outro ponto positivo é que uma mensagem de voz pode ser usada tanto para telefones fixos quanto para celulares, aumentando a abrangência de uso.
Só com essas duas possibilidades, empresas já conseguem reduzir de forma significativa suas tentativas de contato telefônicos através da equipe do call-center e dão início a um processo de automação as suas operações, deixando a rotina da organização mais ágil e coordenada com as demais ações da empresa.