Estamos caminhando para um mundo em que tudo é conectado e uma grande parte responsável pelos passos apressados para esta direção são os desafios proporcionados neste último ano. Ao analisar esta evolução, profissionais de marketing listam ao menos cinco tendências que influenciarão o futuro da tecnologia e da comunicação.
Como tudo é novo neste cenário de pandemia mundial, criar uma perspectiva ajuda no desenvolvimento de estratégias para o mercado futuro. Uma certeza é que a tecnologia junto com a criatividade serão os guias fundamentais para a elaboração de táticas de marketing. Confira abaixo as tendências
Evolução da experiência virtual
Se os meios eletrônicos obtiveram um crescimento exponencial em 2020, a projeção é que a imersão será cada vez maior. Existem diversas experiências e formatos para serem aperfeiçoados em diferentes áreas, como jogos, educação, entretenimento, produtos e serviços, por isso a expansão no mundo digital é uma certeza.
Praticidade e identidade
O desenvolvimento de tecnologias novas continua com todo fervor e os usuários estão mais exigentes na questão de usabilidade: preferem tecnologias simples, práticas, eficientes e autênticas. O movimento de pertencer a uma comunidade têm ganhado força e já vem sendo adaptado como um novo modelo de negócio, visando relacionamentos diretos entre criadores de conteúdo e comunidades do mesmo nicho.
Proximidade sem contato físico
O momento ainda pede ao comércio menos contato físico, o que influencia o ambiente online a se tornar mais próximo. Temos visto grandes lojas de departamento criando ‘personas’ para formar uma certa intimidade com o cliente. A tendência é que empreendimentos físicos busquem novas maneiras de conexão com o público, como por exemplo, a adoção de estratégias para melhorar o relacionamento com os clientes.
Eu, eu mesmo e a IA
Siri, Alexa, Cortana, Bixby, são os atuais assistentes virtuais disponíveis no mercado e não é necessário consultar especialistas para dizer que os assistentes estarão mais presentes em nossas vidas daqui pra frente. A Amazon já projeta estudos em que a inteligência artificial Alexa possa diagnosticar resfriados e fazer agendamento de consultas médicas. É estimado que em um futuro próximo, a inteligência artificial presente em automóveis identifiquem motoristas distraídos para evitar acidentes. Podemos esperar que a inteligência artificial ajude na saúde, monitoramento ambiental e interesse público.
Alianças com o bem em comum
O crescimento da tecnologia junto com a busca pelo bem-estar, aumentam a proporção de movimentos voltados a combater as desigualdades sociais e raciais. Um grande exemplo que mobilizou a internet foi o movimento Black Lives Matter. No futuro espera-se a união de empresas para criar ações em busca do bem social, com alianças que conduzam mudança estrutural e até mesmo do sistema político. É válido começar a por em prática: pense em ações de impacto que podem ser adotadas para melhorar a convivência mútua, visando o bem de sua comunidade.
Esta lista de tendências é para ter um ponto de partida para inovações no marketing digital. A principal meta é mostrar como é importante ter estratégias que unam criatividade e tecnologia para o crescimento dos negócios. Até a próxima!