Muitas vezes algumas “limitações” do SMS (tais como o uso de 160 caracteres e a não permissão de uso de imagens, vídeos, etc.,) fazem com que o MMS (veja nesse artigo a diferença entre o SMS e o MMS) seja o recurso preferido em algumas campanhas de marketing.
Um dos motivos para isso é a possibilidade do uso de imagens e, melhor, de imagens animadas, os famosos GIF (acrônimo para Graphics Interchange Format) animados que eram muito comum encontramos nos sites lá no “início” da internet. Pois é, eles resistiram ao tempo e podemos continuar a encontra-los como recursos de sites famosos como o Facebook, por exemplo, e em algumas mensagens de aplicativos de comunicação instantânea.
As recomendações a seguir servem para ajuda-lo a produzir imagens que deverão funcionar bem na maioria dos dispositivos móveis:
- Essa primeira recomendação é a mais obvia de todas: imagens animadas devem ser em formato GIF;
- Não é interessante usar uma altura que ocupe toda a tela, uma vez que o tamanho final da imagem vai ficar grande e, consequentemente, com velocidade menor de abertura. Ao final do artigo sugeriremos alguns tamaanhos;
- Procure criar arquivos que não ultrapassem 600kb de tamanho;
- Evite que a velocidade de cada frame seja maior que um a cada meio segundo, ou seja, cada frame deve ter o máximo de meio segundo;
- Evite imagens GIF transparentes, uma vez que elas não funcionam em todos os dispositivos e no lugar das mesmas acaba aparecendo uma área preta;
Por fim vamos para as sugestões de tamanhos das imagens. O primeiro valor refere-se sempre a largura e o segundo a altura. Todos os valores são em “px” (pixels):
- 480 x 720;
- 480 x 640;
- 640 x 640;
- 480 x 480.