Mesmo em pleno ano de 2017 e com tanta gente que, literalmente, não desgruda do celular, muitas empresas (médias e grandes inclusive…) ainda não se deram conta da importância em colocar em prática imediatamente uma estratégia de mobile marketing.
Isso varia muito entre os diversos países e empresas e a verdade é que no Brasil as tecnologias e principalmente como devemos agir em relação a elas estão sempre nos colocando em uma posição de atraso.
Por exemplo, na página 131 do relatório Cetic (Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas empresas brasileiras) 2015, podemos ver que 25% das empresas brasileiras ainda não possuem um website. É um número muito grande se levarmos em conta a quantidade de pessoas que começa a compra de um produto ou serviço a através de uma pesquisa na internet em mecanismos de buca como o Google.
Ora, podemos concluir que essas empresas que ainda não possuem um website simplesmente não “pensam digital”? Sim, podemos.
E os outros 75% que já pensam digital? Será que trabalham em alguma estratégia de mobile marketing? Talvez pouquíssimas dentre elas.
Vamos parar com as perguntas porque agora você irá assistir a um vídeo que mostra o que pensam 5 executivos de marketing de grandes empresas mundiais, não só sobre o mobile, mas também sobre como acham que as métricas (estatísticas) devem ser vistas nessa área.
Embora o vídeo esteja em inglês, logo abaixo dele exibiremos não apenas os nomes dos executivos e respectivas empresas, mas também um rápido resumo sobre o que disseram na ordem em que aparecem no vídeo.
A pergunta feita aos executivos foi:
Como o mobile está interferindo nos seus planos para 2017?
Executivo 1: Wouter Blok;
Empresa: Digital Growth Sprint;
O que disse: “Se você não é “mobile-first” (mobile em primeiro lugar) você não é, na verdade, costumer-first (cliente em primeiro lugar). Em 2017, veremos duas vezes mais tráfego mobile que tráfego desktop”;
Executivo 2: David Rodnitzky;
Empresa: 3Q Digital;
O que disse: “Não podemos mais ver o mobile como apenas algo “legal” para ter. Mobile é muito importante como uma maneira pela qual as pessoas tomam decisões atualmente. Tratar sua empresa como não mobile-first é uma receita para perder clientes”;
Executivo 3: Adam Lavelle
Empresa: Digital Merkle
O que disse: Basicamente que, “no que se refere a mobile, é preciso prestar atenção nos detalhes porque geralmente estamos concentrados na estratégia e esquecemos das “pequenas”partes”;
Executivo 4: Zach Morrison
Empresa: Elite SEM
O que disse: “Não podemos olhar para as métricas e simplesmente pensar como temos que faze-las crescer. Precisamos olha-las e nos perguntando o que aprendemos com as mesmas no último ano e o que podemos melhorar com isso”;
Executivo 5: Mary Beth Laughton
Empresa: Sephora;
O que disse: “Nós não queremos necessariamente analisar mobile do mesmo jeito que analisamos desktop, porque o comportamento do consumidor mobile é fundamentalmente diferente do consumidor desktop”.
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