No artigo “Como estabelecer sua Mobile Presença – O Website”, além de uma visão geral sobre o que é e quais os elementos necessários para o estabelecimento do que podemos chamar de Mobile Presença, vimos também a importância vital de um site mobile (também conhecido como responsivo ou que possui um layout de fácil navegação em dispositivos móveis) e do trabalho de conteúdo.
Apenas como revisão, os elementos principais para a construção de uma presença mobile são: o website, o marketing de conteúdo, as mídias sociais e o SEO (Search Engine Optimization). Nesse artigo falaremos sobre as mídias sociais nesse conjunto.
Quando pensamos em marketing digital, não tem jeito jeito, não podemos escapar do trabalho nas mídias sociais. Como sabemos que ainda hoje muita gente confunde mídias sociais e redes sociais, vamos começar dizendo que sites como o Facebook, o Linkedin, o Twitter, os blogs em geral são todos Mídias Sociais. Isso mesmo, o que os diferenciam é que cada um desses pertence a um determinado grupo.
Facebook e LinkedIn são redes socais, o Twitter pertence a categoria dos microblogs, o YouTube e o Vimeo pertencem a categoria dos sites de compartilhamento de vídeos, assim como o Pinterest pertence a categoria de sites de compartilhamento de imagens. Achamos que assim fica mais fácil de entender a diferença, ou seja, todos são categorias dentro das mídias sociais.
Dúvida esclarecida, é hora de dizermos que o sucesso nas mídias sociais ocorre na medida em que você não espera que as pessoas interajam com a sua empresa sendo leitores ativos, comentando, avaliando e compartilhando, etc. Se isso acontecer, ótimo, mas você precisa agir também no caminho contrário, ou seja, você também precisa executar todas essas ações em perfis de empresas ou pessoas que apresentem conteúdo relevante ao seu segmento. Lembre-se, sua presença social é como qualquer relacionamento… você “pega” o que você dá. Isso é o que entendemos como interagir. Se você é socialmente recluso, as pessoas não serão sociais com você.
Essas interações estão ocorrendo na internet em sites como Yelp, LinkedIn, Google+, Twitter, YouTube, Facebook, Instagram, Pinterest, os blogs em geral, etc.
É claro que, dependendo do seu tipo de negócio, nem todas as mídias sociais terão serventia e, sendo assim, primeiro avalie qual o tipo de conteúdo combina mais com a sua empresa para, em seguida, prosseguir. Gostaríamos de deixar um alerta para que você não subestime mídias sociais que simplesmente achar não serem “conhecidas” ou de baixa utilização. O Google+ por exemplo, embora seja apenas a sétima mídia social mais usada no Brasil, não deve ser desprezada porque ter uma página nela pode (e conta!) trazer bônus extras em relação ao algoritmo da busca orgânica do Google que é quem exibe o seu site nos resultados da busca.
Não haja apenas como empresa. Atue também com o seu perfil pessoal seja tuitando, deixando comentários, parabenizando alguém pela conquista de um novo trabalho por exemplo. A atuação nas mídias via perfil pessoal influencia a sua presença corporativa. Conecte, siga e aceite o convite de pessoas. Aprenda a usar ferramentas para facilitar o trabalho nas mídias sociais como o Hootsuite e mãos a obra.
Por fim, o trabalho de engajamento social é uma verdadeira maratona e não uma simples corrida. Lembre-se de atuar todos os dias nesse papel e a sua presença social começará a ganhar corpo e você, ao mesmo tempo, está preparando bem o terreno para o trabalho de SEO que será o assunto do nosso próximo post.
Até lá!
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