De fato, mobile marketing pode fazer muito pelo seu negócio e pelos seus clientes, porém, quando começamos a pensar em colocar uma estratégia em prática, imediatamente nos daremos conta de que, logicamente, não é possível fazermos tudo sozinhos, ou seja, precisamos de parceiros.
Para justificarmos o porque de estarmos dizendo isso, vamos pensar incialmente e rapidamente em quais seriam os possibilitadores (os diferentes tipos de empresas envolvidas no processo) de uma campanha de mobile marketing. Em se tratando de um “ecossistema” básico teríamos: as empresas que disponibilizam um sistema de envios de sms, os agregadores e as operadoras. Mas todos conhecemos a velocidade de evolução das tecnologias e com ela o surgimento de diferentes novos tipos de serviços aos quais precisamos estar atentos para nos conectarmos com rapidez se quisermos garantir o melhor possível a nossa disposição.
Pode ser até provável que uma empresa possa resolver isso “in house”, ou seja, ter ela própria toda a tecnologia e estratégia para atuação no mobile marketing, mas, na maioria quase que absoluta das situações, ter parceiros é bem melhor.
As potenciais áreas de parceria quando falamos de mobile marketing são: estratégia, criação, execução, análise e mensuração. Estratégia diz respeito a qual e como será o “plano de ataque”, criação diz respeito a qual experiência você quer fornecer (entregar) ao consumidor, na execução estão os passos, as tecnologias e os serviços necessários para que tudo aconteça e, por fim, a análise e a mensuração estão as informações que nos permitem dizer se e quando os nossos objetivos foram alcançados.
Conhecendo todo esse cenário, agora precisamos saber quais são as quatro principais parcerias que precisaremos estabelecer para que as coisas comecem a funcionar. Elas são as parcerias com: agências, plataformas, in house e híbridas.
Parcerias com agências
Essa parceria deve ser iniciada assim que você identifica quais são os os seus objetivos e claramente entende onde quer chegar através do mobile marketing. A agência deve ser capaz de criar a estratégia, refina-la, executa-la, analisa-la e medi-la.
Parceria com plataformas
É o momento no qual você contratará uma plataforma para o envio de SMS ou uma plataforma para a gestão completa de campanhas de mobile marketing, provavelmente também será necessária uma ferramenta capaz de produzir websites mobile, etc. Essas plataformas serão as ferramentas que a agência usará para, de fato, criar, executar, analisar e medir o resultado da campanha.
Parceria In House
Usamos esse nome para as situações nas quais a própria empresa “toma as rédeas” de todo o processo: cria sua própria aplicação de envio de mensagens, integra com as operadoras ou com os agregadores, cria, executa, analisa e mede os resultados. Conforme dissemos acima, essa situação é provável, mas não é comum.
Parceria híbrida
É o tipo de parceria na qual a empresa não se envolve na parte tecnológica do processo, mas participa em conjunto com a agência da estratégia, criação, execução, análise e mensuração.