O que é a Mobile Wallet?
Em língua portuguesa, wallet significa: carteira (essa que carregamos conosco, na qual levamos nossos documentos, dinheiro, etc.). Logo, Mobile Wallet significa: carteira móvel, portátil, digital. A ideia é a de que possamos armazenar em nosso smatphone, itens como: cartões de embarque, ingressos de cinema, vales-presente, cupons de desconto, etc., todos, claro, em um só aplicativo.
No Iphone, por exemplo, o aplicativo responsável por isso é o Passbook. Algumas empresas como a TAM, o Hotel Urbano, o Grupon, a America Airlines, etc., possuem seus próprios aplicativos e, assim, se você compra uma passagem aérea na TAM, usa o próprio aplicativo deles para fazer o check-in, armazena o cartão de embarque no Passbook e, desse jeito, poderá apresenta-lo na tela do seu smartphone para que seja validado no momento do embarque.
O Passbook não é o único aplicativo com esse tipo de funcionalidade. O Google Wallet é o equivalente da Google. Ambos funcionam tanto no IOS quanto no Android.
No caso dos cupons de desconto, que estão sendo usados em todo o mundo para atrair mais clientes e vender mais aos clientes fiéis, mesmo que não possuam um aplicativo próprio (geralmente o investimento em um aplicativo não é barato…), empresas de qualquer segmento podem criar seus cupons usando um site que ofereça esse tipo de serviço.
Mobile Wallet + Marketing via SMS
Ainda falando sobre cupons de desconto, podemos tranquilamente considerar que eles podem ser oferecidos de várias maneiras e fazer isso via mensagens sms está se tornando cada vez mais comum. Vamos ver a seguir, o caso da Pep Boys que é uma empresa americana que vende todo o tipo de auto peças e possui lojas em mais de 800 localidades por todo o país.
Para entendermos como o trabalho foi feito, vamos prestar atenção nas telas abaixo:
1. A imagem acima exibe a tela do site onde foram “capturados” os números de telefones dos interessados em receber ofertas exclusivas em seus dispositivos móveis.
2. Com os números de telefone em mãos, mensagens sms com ofertas (e links para as mesmas obviamente…) eram enviadas aos leads que, a partir das mensagens, acessavam o site.
3. Essa terceira e última tela exibe o cupom de desconto mostrado sempre que um toque fosse realizado em qualquer dos produtos. Além de, ao lado do cupom, aparecer o botão “add to Passbook”, de acordo com a localização atual do usuário, o aplicativo mostra quais e em quais distâncias estão as filiais mais próximas.
Images from Mobile Marketing Engine