Por incrível que pareça, essa não é uma pergunta difícil de ser respondida. Quando pensamos em ferramentas (canais) de comunicação, especialmente as de internet, e como usa-las para atrair clientes, a primeira palavra que nos vem a cabeça é: quantidade.
Pensamos mais ou menos assim: quantidade de seguidores no Instagram, de pessoas que seguem a página no Facebook, de inscritos no canal no YouTube, de endereços de e-mail em nossa lista, etc.
Em se tratando de envio de mensagens de sms em massa, isso não é diferente e quanto maior for a lista de números de telefone, melhor.
Uma vez resolvida essa questão da quantidade, as próximas perguntas são:
- Qual o tipo de conteúdo devo enviar para essa lista? e
- Com qual frequência devo enviar essas mensagens?
A resposta para a primeira pergunta pode ser: ofereça descontos, realize promoções, divulgue algum conteúdo em seu blog, etc.
A resposta para a segunda pergunta é: depende.
Depende? Isso mesmo. Depende.
Vamos imaginar 3 segmentos diferentes: salões e barbearias , casas de bolos e hamburguerias .
Salões e Barbearias
Homens, em sua maioria, geralmente vão ao salões ou barbearias uma vez ao mês para cortar o cabelo. Se um salão de beleza possui a lista de telefones dos seus clientes e, mesmo sabendo a frequência (uma vez ao mês) com que cada um retorna ao salão, envia toda semana um uma mensagem SMS como lembrete sobre o próximo corte de cabelo, certamente está usando uma estratégia errada e, desse jeito, correndo o risco de não só o cliente solicitar que não lhe enviem mais mensagens, como também de resolver mudar de salão.
Casas de Bolos
Aqui temos, claro, uma situação diferente. Estamos falando de alimentação e, melhor, estamos falando de guloseimas daquelas que podem despertar o nosso interesse todas as semanas, muitas vezes até mais que uma vez na semana para quem for “viciado”. Logo, não vemos nenhum problema se lojas de bolos fizerem seus envios de SMS todas as semanas.
Hamburguerias
Mais uma vez… comida, alimento. Hamburguerias artesanais geralmente costumam abrir entre terças e domingos e em muitos lugares (no Brasil principalmente no estado de São Paulo), as quintas-feiras e os sábados são os dias escolhidos para o consumo de lanches, portanto, uma mensagem em cada um desses dias não é uma opção ruim. Obviamente que é possível, se a sua clientela for fiel, controlar e saber quais clientes compraram na quinta, para que uma nova mensagem não lhe seja enviada no sábado.
Os três exemplos anteriores deixam claro que a frequência vai depender muito do segmento, logo, cabe a cada negócio fazer essa avaliação simplesmente usando a lógica: com qual frequência o meu produto é consumido? Não esqueçamos porém que, tudo o que foi dito até aqui refere-se a mensagens SMS a serem usadas como lembrete persuasivo para a compra. Para outros tipos de mensagens, a frequência deve ser planejada de acordo com a estratégia e, seguramente, estamos aqui falando de mensagens com diferentes conteúdos a cada envio.