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Diferencie sua comunicação: use o SMS!

Já sabemos que, tanto as mensagens de voz as mensagens SMS, podem ser usadas por segmentos diversos e para objetivos diversos. No que se refere especificamente ao uso das mensagens sms, conhecemos também um pouco sobre alguns números como: os tipos de conteúdo, a quantidade de SMS enviados por semana e, até, os motivos do não uso desse tipo de mensagem.

Talvez a grande vantagem do uso das mensagens SMS esteja no fato de que uma maioria esmagadora de pessoas tenha um celular, desse jeito, a certeza de que receberão uma determinada mensagem é praticamente absoluta.
Ora, se para as empresas, as mensagens SMS são uma ferramenta de comunicação extremamente simples e de excelente alcance, o terceiro elemento dessa combinação é o marketing, ou melhor, as estratégias de marketing.
Sabendo disso, fomos pesquisar sobre quais tipos de estratégia estão sendo usadas fora e dentro do Brasil e nesse artigo falaremos um pouco sobre elas:

1. Incentive a interação dos clientes com a sua marca

Para explicar essa estratégia vamos citar um exemplo. Não faz muito tempo, a Coca-Cola realizou em cidades como Nova Iorque e Los Angeles e outras ao redor do mundo, uma campanha conhecida como Share a Coke (compartilhe uma coca). A ideia era de que as pessoas que enviassem uma mensagem para um código específico viriam seus nomes aparecendo em uma lata de Coca-Cola em painéis eletrônicos em pontos específicos de cada uma dessas cidades. Para terem uma ideia do sucesso que foi a campanha, na maioria das cidades, quase todos os dias o número “limite” de nomes a serem exibidos por dia foi ultrapassado.

2. Use o SMS em campanhas multi-canal

Atualmente as campanhas de marketing multi-canal (que utilizam como: e-mail marketing, redes sociais, links patrocinados, etc.) são muito comuns e algumas empresas já estão incluindo uma SMS Call to Action (chamada para ação SMS) em algumas situações de suas campanhas, tais como: acrescentar nas mensagens de e-mail marketing um método para que os consumidores se inscrevam para receber mobile cupons, usar o SMS como mecanismo de entrada adicional para alguma promoção via Facebook ou, ainda, através de um código SMS disponibilizado em uma loja Virtual, por exemplo, facilitar a inscrição de consumidores em programas de fidelidade ou na aquisição de um link para download de algum aplicativo.

3. Torne o seu anúncio local acionável

Se a sua empresa anuncia localmente através de um jornal ou rádio, por exemplo, compartilhe um código SMS ou uma palavra-chave direcionados a algum desconto ou oferta especial. Esse pode ser um jeito bem interessante de rastrear e mensurar a efetividade de suas campanhas em seus canais offline.

4. Use o SMS para facilitar a participação em sorteios:

Essa estratégia está bastante ligada com a estratégia número 2 da primeira parte desse artigo que fala sobre o uso do SMS em campanhas multi-canal. Embora seja possível usar outras e mais interessantes estratégias e, principalmente, algumas redes sociais (e as vezes até governos, como é o caso do Brasil) possuem regras relativamente rígidas em relação a eles, os sorteios continuam sendo usados como forma de interação entre clientes e marca.
Empresas que costumam atuar através de campanhas multi-canal (site, blog, mídias sociais, e-mail marketing, etc.), estão começando a facilitar a participação do público desses canais nos sorteios, apenas orientando-os a enviar uma mensagem de texto com um código numérico ou palavra-chave para um número específico.

5. Forneça recomendações de compra

Fora do Brasil, já existem lojas de varejo usando o SMS para fornecer recomendações de compra aos seus clientes dentro da loja física. Como assim? Imagine chegar em uma loja de auto peças repleta de corredores e ter que encontrar uma peça específica para o seu carro sem precisar antes falar com um vendedor. Pois bem, já existem situações onde os clientes apenas localizam o corredor para as peças que estão procurando, enviam uma mensagem SMS com a marca e o modelo do veículo para um código disponível no corredor e recebem uma resposta com o número da peça para a qual recomendam a compra.

O importante é deixar sua marca sempre em evidência, e no novo normal, não há forma melhor do que uma mensagem SMS que chega até o seu cliente no conforto de sua casa.

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