Atrair clientes é um fator importante, não há como progredir em seu negócio se você não tiver consumidor. No entanto, atrair para realizar uma venda e nunca mais retornar, não é uma boa estratégia. Por isso, saber anunciar e saber manter seu cliente são elementos essenciais para o êxito de seu negócio.
Porém, quais ações devemos colocar em prática para obter sucesso na atração e na fidelização do cliente? Veja a seguir as técnicas mais utilizadas no mercado para concluir com êxito esta missão. Não perca tempo e coloque em prática agora mesmo!
1. Crie vínculos emocionais
Humanização é uma pauta ativa e tem ganhado espaço neste tempo de sensibilidade. A tendência para se diferenciar da concorrência é criar vínculos emocionais entre o cliente e a marca, de modo a alcançar a preferência do consumidor.
Procure pontos de conexão e promova-os. A intenção é gerar o sentimento de pertencimento com a marca. Isso faz com que o cliente se sinta próximo, proporcionando seu contínuo consumo.
2. Foque no cliente
O fundamento de colocar o cliente em foco, também conhecido como ‘pirâmide invertida’, é bastante comum. Trata-se do conceito do consumidor como principal destinatários dos esforços da empresa (no topo da pirâmide), em seguida, a equipe de vendas, seguido pela equipe de gerenciamento e por fim, a gestão do negócio.
Colocar o cliente em foco significa dispor dos recursos para a satisfação do cliente. Um cliente satisfeito sempre retorna, como também indica para amigos e familiares, ou seja, sucesso garantido.
3. Gerencie com CRM
CRM (Customer Relationship Management) é o conhecido conjunto de estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. O CRM tem como função coletar e gerenciar dados dos clientes, com objetivo de ajudar a equipe de vendas a conhecer o perfil do consumidor. Com esta ferramenta é possível criar estratégias para se conectar com seu público e elaborar métodos de vendas de forma mais precisa.
4. Crie um programa de fidelização
Se você já tem um método de fidelização, continue aprimorando-o, pois se trata de uma técnica bastante usada e que faz a diferença. Ter um programa de fidelização é demonstrar como é importante a preferência do cliente pelo seu negócio. São válidos cupons de desconto, vale-presente de aniversário, pontos para trocas, brindes especiais, entre outras coisas.
5. Use SMS Marketing
A sociedade está cada vez mais conectada e o celular é um dos principais meios de comunicação utilizado. Por isso, vale a pena utilizar o SMS Marketing como estratégia. Considerado um método eficiente (90% das mensagens são lidas em até 3 minutos), também dispõe de praticidade e pode ser implementado junto com as estratégias ditas acima. Envie códigos promocionais para os clientes, vale-presentes, faça pesquisas de satisfação, confirme dados, entre outros.
Um bom atendimento com um atendimento personalizado (nome do cliente, etc), fazem a diferença no envio de qualquer mensagem SMS. Não esqueça de identificar sua empresa em seus disparos.
Caso ainda não tenha utilizado esta ferramenta, faça um teste agora mesmo e veja a eficiência do SMS Marketing. Converse com a nossa equipe e veja como começar.