Uma das ferramentas de comunicação mais eficazes em nosso país, o SMS é uma estratégia bastante utilizada entre as empresas. Isso se dá ao fato de que para enviar ou receber SMS não é necessário ter um celular de ultima geração, tão pouco ter uma conexão com a internet. Isso propõe o alcance de 80% dos celulares brasileiros e 90% das mensagens enviadas são vistas em até 3 minutos.
Certamente não vemos motivos para não usá-lo. Então, como adotar o SMS como ferramenta? Conheça os tipos de SMS mais utilizados pelas empresas: SMS Corporativo e SMS Marketing.
SMS Marketing
Compreende todo tipo de mensagem de publicidade em geral. Mensagens de promoção, cupons de descontos, ofertas da semana, são tipos de SMS Marketing.
O uso do SMS Marketing é uma estratégia para divulgar uma novidade, como por exemplo, o lançamento de uma nova coleção ou descontos na coleção passada em uma loja de Semijóias e Acessórios.
Mas fique atento: existe um regulamento para propagandas via SMS Marketing. A Anatel realiza a fiscalização de regras para a utilização. Algumas mais conhecidas são, por exemplo, os horários específicos permitidos para tráfego de SMS Marketing (de Segunda à Sexta, das 9h às 21h e das 10h às 16h aos sábados), e a opção de descadastramento do cliente.
A utilização do SMS como canal de publicidade complementa as ações de marketing da empresa, além de oferecer um ótimo custo-benefício comparado a outros métodos de propaganda.
SMS Corporativo
É quando faz uso do SMS para se relacionar clientes ou fornecedores sobre informações correspondentes ao negócio das empresas. Podem ser lembretes, alertas, status de pedidos, indicadores de vendas, autorizações, etc.
Um exemplo para Clínicas e consultórios médicos é o envio do SMS como lembrete sobre consultas agendadas, exames, etc. Os bancos utilizam para registrar e informar transações. Serviços de atendimento ao cliente em geral fazem uso do SMS para enviar o número de protocolo relacionado aos chamados.
Deste modo, o SMS se torna uma ferramenta eficaz neste tipo de comunicação, promovendo redução de custos, proporcionando eficácia e rapidez na transmissão da informação.
Agora que já sabe como usar o SMS, que tal fazer um teste agora mesmo para comprovar a eficiência do SMS? Converse com a nossa equipe e saiba como começar.