Provavelmente a primeira vantagem na qual pensamos quando falamos de SMS Marketing diz respeito ao fato de praticamente todas as pessoas nos dias atuais possuírem um celular.
Diferentemente do e-mail, que já teve grande importância no “passado”, mas que atualmente perdeu espaço para os aplicativos de mensagem instantânea e até para as redes sociais, o SMS está no DNA (conceito) dos aparelhos de telefonia móvel, é a ferramenta natural de comunicação cujas quantidades que podem ser enviadas, inclusive, são parte dos planos que contratamos com as operadoras. Muitos aparelhos Smartphonse atuais insistem com alertas sonoros de que um SMS nos foi entregue até que efetivamente o abramos.
É claro que apenas os argumentos acima não são suficientes para convencer quem quer que seja a usar uma estratégia de SMS marketing (aliás, nem havíamos falado sobre marketing ainda…) e, por isso, vamos apresentar argumentos (motivos) bem melhores a seguir. São eles:
1. Taxa de abertura
A taxa de abertura é bem conhecida das campanhas de e-mail marketing e diz respeito a quantos e-mails são abertos em uma determinada campanha. Se 1.000 mensagem foram envidas e 10 foram abertas, a taxa de abertura foi de 1%. Em campanhas de SMS marketing o conceito é o mesmo, mas o desempenho é bem melhor do que o dos e-mails. Pesquisas revelaram que a taxa de abertura de mensagens SMS é de 99%. Isso mesmo, 99%.
2. Velocidade de abertura
Em quanto tempo depois de recebidas você acha que mensagens SMS são abertas? A resposta, assim como a do item 1 acima, também é impressionante. 90% das mensagens enviadas são abertas dentro de 3 minutos depois de recebidas.
3. Multiplataforma
Multiplataforma significa dizer que qualquer aparelho de telefonia móvel, seja ele Smartphone ou não, é capaz de receber (e enviar) SMS. Acho que não precisamos dizer mais nada sobre esse item, certo?
4. Simples acesso
Quando recebemos um sms de uma marca qualquer, ele “vai” para o mesmo aplicativo (que é nativo do sistema operacional do nosso smartphone) dos sms comuns que possamos trocar com nossos amigos, parentes, etc. Isso significa não haver a necessidade de acesso a um aplicativo específico a ser aberto apenas para que mensagens vindas de campanhas de sms marketing possam ser lidas.
5. SMS são rastreáveis
As mensagens SMS podem ser enviadas com links e números de telefone. Desse jeito, dependendo da plataforma de envio em massa que você esteja usando, é possível rastrear as mensagens e obter dados estatísticos sobre quem abriu, quem clicou, qual link foi mais clicado, se um determinado número de telefone dentro da mensagem foi acionado para realizar uma chamada, etc.
É isso!