Por ser muito “abstrato”, um inventário de dados genérico ainda não é ideal para a nossa estratégia, ele necessita de refinamento e esse refinamento é obtido através de dois procedimentos principais, a segmentação e a criação de personas. Para que seu entendimento seja facilitado, vamos a um exemplo de segmentação.
A criação de personas vai além da segmentação, ou seja, nossa tarefa é criar uma pessoa fictícia. Nossa personagem fictícia se chamará Clara, cuja idade é 43 anos, casada, formação superior ou acima, advogada com salário mensal entre 10 e 15 mil reais, possui um Iphone 6 que usa para finalidades diversas, tais como: compras, notícias, movimentação de conta corrente, atividade física, etc., e, por fim, possui o objetivos e desafios como: comer alimento orgânico sempre que possível, rastrear dados da alimentação como valor nutricional, calorias, quantidade de gorduras, etc., e compartilhar a sua paixão por cozinha para a família e amigos.
Percebeu agora em que podemos transformar os nossos dados? Agora que você já sabe como “mergulhar profundamente” nas informações sobre o seu público-alvo, pode decidir entre usa-los de forma mais genérica, ou mais específica, principalmente se a sua estratégia estiver em busca de um determinado nicho de mercado.
Até o próximo!