Quatro são os principais passos de uma análise interna em uma estratégia de Mobile Marketing: 1. Entrevista com Stakeholders; 2. Entrevista com TI; 3. Inventário de conteúdo; 4. Auditoria de dados.
Em nosso primeiro artigo falamos sobre os dois primeiros e hoje finalizaremos tratando a respeito do inventário de conteúdo e a auditoria de dados.
3. Inventário de conteúdo
Uma vez que Stakeholders e TI foram entrevistados, você já tem alguma ideia de que se pretende alcançar (Stakeholders) com uma estratégia de mobile marketing, já sabe quais as ferramentas (TI) estão disponíveis e como acessam e se comportam (análise do website) os usuários, então já é hora de começar a pensar no conteúdo a ser entregue. Basicamente o que precisa ser feito é um levantamento do conteúdo digital disponível atualmente e categoriza-lo de acordo com quão acessível o mesmo é.
4. Auditoria de Dados
Essa etapa deve ser executada com a ajuda de departamentos como: marketing, atendimento a clientes, vendas, etc., além também da análise dos dados vindas do website e das mídias sociais.
Dentre os 4 passos, certamente o mais importante é o primeiro, ou seja, a entrevista com os stakeholders e o motivo é simples. Como dissemos na parte 1 do artigo, o termo Stakeholders significa: as partes interessadas que por sua vez dizem respeito aos departamentos que podem “dizer” o que exatamente esperam de uma estratégia de mobile marketing. Geralmente, por mais incrível que pareça, os objetivos de marketing desses departamentos são diferentes! Muitas vezes jamais estabeleceram uma comunicação para tentar um entendimento mútuo e as vezes acontece de agirem sozinhos sem que um fique sabendo do outro.
Consequentemente essas ações independentes irão gerar uma comunicação capaz de transmitir diferentes imagens sobre uma mesma empresa, sendo assim, para que a comunicação seja única e a imagem transmitida uma só, a entrevista com os Stakeholders deve deixar claro um ou mais objetivos, desde que todos saibam quais. A parir daí os outros passos devem ser colocados em prática.