Em nosso último artigo falamos sobre os 4Ps do Mobile Marketing (Portabilidade, Personalização, Proximidade e Presença). Hoje vamos conhecer duas ferramentas para análise de concorrência.
Analisando as etapas do funil de vendas
Engagement (engajamento): momento em que se inicia e se desenrola alguma interação;
Consideration (consideração): momento em que o consumidor considera a possibilidade de compra;
Purchase (compra): momento em que a compra ocorre efetivamente;
Loyalty (lealdade): momento posterior a compra no qual o consumidor passa a trabalhar como um “advogado” da marca, ou seja, além de continuar comprando produtos da mesma, faz questão de recomenda-la.
Observe abaixo a imagem de uma planilha (em inglês) que pode ser usada para isso.
Análise SWOT
O acrônimo SWOT refere-se a:
Strengths: forças;
Weakness: fraquezas;
Opportunities: oportunidades;
Threats: ameaças;
A análise SWOT é bastante conhecida dos profissionais de marketing em geral e consiste simplesmente em relacionar o que consideramos como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, comparando a nossa empresa com o mercado que a mesma participa. Uma vez a relação concluída é hora de trabalhar principalmente nas fraquezas e ameaças, sem deixar de incrementar as forças e as oportunidades.
Abaixo segue exemplo de como pode ser um documento para análise SWOT.
Até o próximo!