Além dos tradicionais 4Ps do marketing (Preço, Produto, Praça e Promoção), como resultado do mundo digitalizado no qual vivemos, um novo grupo de Ps surgiu. São eles: Portabilidade, Personalização, Proximidade e Presença.
Examinemos cada um deles.
Portabilidade
Portabilidade diz respeito trabalhar com conteúdo útil disponível nas quatro principais telas:TV, Desktop, tablets e smartphones.
Personalização
Como consequência da grande quantidade de dados que produzimos, é comum nos dias atuais ouvir a frase: “você é o produto”.
Atualmente as marcas conseguem analisar o nosso comportamento em relação as mensagens que nos são envidas e assim determinar para quem, o quê e onde (qual canal) vale a pena “atacar”.
Por exemplo, uma rede de hotéis deve usar mensagens diferentes para os hospedes frequentes que viajam a trabalho e se hospedam frequentemente e outra para quem viaja a lazer e se hospeda uma ou duas vezes ao ano.
Proximidade
Proximidade significa ser capaz de se comunicar, por exemplo, tanto com um cliente que deseja fazer uma configuração para a compra de um determinado veículo online (através de um website ou aplicativo) ou indo diretamente até a concessionária.
Presença
Com serviços conectados e convergentes em todos os lugares em que olhamos, a nova fronteira do marketing está na integração da interatividade digital nos aspectos físicos do mundo cotidiano. Imagine pontos turísticos que transmitem informações aos smartphones dos viajantes ou outdoors digitais que permitem que os transeuntes se conectem a uma experiência personalizada em seus dispositivos.