Talvez você nunca tenha se perguntado qual é a “melhor” maneira de escrever um sms. Muita gente deve pensar simplesmente: basta inserir uma oferta e pronto…
Pode até ser que funcione, mas existem alguns elementos que podem facilitar muito a tomada de decisão do destinatário. Vamos conhece-los nesses dois artigos.
Os elementos são:
2. Identificação (quem é o remetente?);
3. Oferta;
4. Opção de saída;
5. Links;
6. Números de telefone e;
7. Personalização.
Nessa primeira parte do artigo falaremos apenas dos três primeiros:
1. Tamanho da mensagem
Em 1985, Friedhelm Hillebrand era o presidente da Global System for Mobile Communications (GSM) e recebeu a tarefa de determinar a quantidade de caracteres que um sms deveria ter.
Uma primeira relacionada a quantidade de caracteres presentes em uma série de cartões postais que ele havia recebido até aquele ponto da sua vida, com a constatação de que a quantidade média era 150. A segunda relacionada a quantidade de caracteres usada nas mensagens via Telex (embora nesse dispositivo não houvesse limite de caracteres), constatando uma média por volta de 160.
Friedhelm decidiu então ser 160 a quantidade ideal de caracteres em um sms. A fim de respeitar as escolhas dele, o nosso conselho é para que você procure trabalhar dentro desse limite, não somente por ser o limite em si, mas também porque mensagens com mais de 160 caracteres são automaticamente divididas em duas para que sejam totalmente entregues aos destinatários.
2. Identificação (quem é o remetente?)
Se não houver na mensagem uma outra forma (como o link para um site ou um telefone de atendimento por exemplo) de descobrir quem é o remetente… então… mensagem inteiramente desperdiçada!
3. Oferta
Na parte 2 do artigo trataremos dos demais itens.