Assim como em campanhas de e-mail marketing, a quantidade de destinatários é também o que importa em campanhas de SMS marketing. Até onde sabemos, no Brasil ainda não existe uma legislação que controle o envio de SMS em massa e, por isso, vez ou outra recebemos uma mensagem de uma concessionária oferecendo um desconto na revisão do nosso veículo, sem que façamos a menor ideia de como conseguiram o nosso número de telefone e, pior ainda, qual o veículo que possuímos.
Certamente existem empresas quem enviam SMS para milhares e até milhões de destinatários, mas será que elas sabem em qual velocidade essas mensagens são enviadas. Aliás, uma pergunta antes: Por quê a velocidade de envio de SMS importa?
Na indústria do SMS Marketing, MPS é o acrônimo para Messages Per Second ou, simplesmente, Mensagens por Segundo. Não há nada de complicado com esse acrônimo, ou seja, o que temos que saber é: quantas mensagens a plataforma de envio de SMS em massa que usamos envia por segundo.
Novamente: Por quê a velocidade de envio de SMS importa? Imagine um restaurante que envia SMS para uma lista com 200 telefones sob uma taxa de transferência (MPS) de 50 mensagens por segundo, toda a lista seria alcançada em apenas 4 segundos. Agora imagine uma rede de restaurantes espalhados num mesmo país (ou mesmo em países diferentes) e que decide por ofertar um desconto especial para o almoço. A primeira coisa a ser observada aqui é o tamanho da lista que agora certamente passará a ter milhares ou milhões de destinatários. O que ocorre aqui é que a uma taxa de transferência de 50 MPS, se a mensagem for enviada as 11:00h e os restaurantes esperam os clientes para a partir das 12:00, certamente apenas parte da lista receberá a mensagem e boa parte da campanha não servirá absolutamente para nada. Esse detalhe (MPS), despercebido da maioria das empresas, pode ser crucial em uma campanha.
Se depois de ler o que foi escrito acima, você chegou a conclusão de que o MPS usado pela sua plataforma de sms marketing é insuficiente para atender suas campanhas, verifique com o seu fornecedor se é possível altera-lo. Se for, ótimo, se não, a solução será trabalhar sobre o tempo, ou seja, fazer, com base no MPS, o cálculo de quanto uma campanha levará para alcançar um determinado público e inicia-la com base nisso para, desse jeito, correr menos ou nenhum risco.
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