Em outra oportunidade em nosso blog já falamos sobre a frequência ideal para o envio de mensagens de texto para segmentos específicos, tais como: salões de beleza, lojas de cupcakes e pizzarias. No artigo, a palavra frequência significou literalmente de quanto em quanto tempo sugerimos o envio de mensagens durante uma campanha ou na rotina normal de trabalhos, sem considerar uma campanha específica.
Hoje explicaremos a diferença entre divulgação de frequência de envio de mensagens e divulgação de mensagens recorrentes.
Divulgação de frequência de envio de mensagens
A explicação aqui é bem simples. Quando da realização de uma campanha, seja via processo opt-in (quando o usuário concorda em receber as mensagens enviadas pela sua empresa), ou seja via algum tipo de comunicação visual relacionada a campanha, a frequência de envio deve ser informada. Nesse caso a frequência significa: uma mensagem por semana, quatro mensagens ao mês, uma mensagem por quinzena, etc. Desse jeito, ao aderir a campanha, o usuário já o faz ciente de quantas mensagens em média receberá.
Divulgação de mensagens recorrentes
Nesse caso, ao invés de especificar a quantidade de vezes (diárias, semanais, mensais, etc.), o aviso deve ser apenas de que os consumidores receberão mensagens recorrentes, sem importar quantas, apenas mensagens recorrentes.
Nessa opção, mais que na primeira, o bom senso é fundamental, caso contrário, ao invés de atrair, iremos afugentar clientes.
Qual deles é “melhor”?
Aqui vai uma resposta curta e objetiva: acreditamos que mensagens recorrentes sejam a melhor opção porque você ganhar mais liberdade e mais controle sobre sua campanha uma vez que não precisa se preocupar se não cumprir, por exemplo, com o compromisso em enviar 1 mensagem com um desconto ou promoção semanal e vir a perder clientes por conta disso.