Continuando a nossa série de artigos sobre dados relacionados ao mobile marketing, nas imagens hoje teremos a oportunidade de ver um comparativo da “disputa” entre dispositivos móveis e desktops para os seguintes quesitos: taxa de conversão média, CTR (Click Through Rate) para a busca paga, a taxa de recompensa (lucro) média e o CPM (Custo Por Mil exibições).
Taxa de conversão
Nos diversos segmentos uma conversão pode significar o alcance de vários objetivos. Por exemplo, um envio (alguém preenche e clica em “enviar”) de um formulário de orçamento ou o download de um e-book em um website qualquer, a compra de um produto em um website de e-commerce, o clique em um anúncio de Facebook ou Google AdWords que gera uma visita no site, etc. Os números são:
Desktop: 2,06%;
Mobile: 0,55%.
CTR (Click Through Rate)
Para entendermos o CTR com facilidade, vamos lembrar de quando fazemos alguma pesquisa no Google e ele nos exibe tanto resultados pagos (anúncios), quanto orgânicos. Por hora concentre-se apenas nos resultados pagos. Pois bem, um resultado que é exibido para você, é ao mesmo tempo exibido para outras centenas ou milhares de pessoas. Alguns dos anúncios receberão um clique e outros não. O CTR é o valor obtido dividindo-se o número de cliques que um anúncio recebeu pela quantidade de vezes que ele foi exibido. Exemplo: para um anúncio que recebe 10 cliques depois de ser exibido 1000 vezes, o CTR é de 1%. Os números são:
Desktop: 2,1%;
Mobile: 2,7%.
Taxa de recompensa (lucro)
Embora você já possa estar deduzindo que certamente no mobile a taxa de recompensa é maior, uma vez que o CTR dele também é maior como vimos no item acima, a verdade é que nesse quesito o desktop (ainda) vence. Talvez um dos motivos seja que, principalmente em sites de e-commerce e outros nos quais precisamos interagir em um número razoável de etapas, a nossa tendência ainda seja de interagir usando um desktop que possui uma tela maior, onde podemos usar u mouse ou um trackpad, etc., ou seja, optamos por onde a usabilidade é, teoricamente, mais rápida.
Desktop: $4,11
Mobile: $0,87
CPM (Custo Por Mil)
Antes que você se pergunte sobre “mil o que?”, já vamos explicar, mil exibições. Lembram do CTR quando demos exemplos dos anúncios sendo exibidos nos resultados da busca do Google? Pois é, em alguns canais, como o Facebook por exemplo, podemos fazer campanhas baseadas em CPM, ou seja, quanto iremos pagar por mil exibições de um anúncio X. Os números são:
Desktop: 10,4%;
Mobile: 12,4%
Marcamos em negrito esse último porque, nesse caso, o Desktop (ainda) vence com um CPM menor.
Agora, as imagem…
Por fim gostaríamos de exibir apenas mais uma imagem que exibirá um gráfico com os seguintes dados (da esquerda para a direita) ainda comparando mobile versus desktop: uso da internet, a atenção digital das pessoas e o gasto com anúncios.
Até o próximo!