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Tendências (mundo e Brasil) de interesse por mobile marketing

symbol-2088761_640Você sabe quais são os dois países mais interessados em mobile marketing no ano de 2017? Sim, com todo esse tamanho, com toda essa população, com tantos aparelhos celulares sendo usados (muitas pessoas inclusive com mais de um aparelho…), etc., o Brasil não é um deles. Estamos falando da Índia e dos Estados Unidos, exatamente nessa ordem.
É possível conferir esse dado na imagem abaixo incorporada via Google Trends, uma excelente ferramenta do Google que podemos usar para extrair as tendências de busca na web, nos resultados de imagens, no Google Shopping e no YouTube, para qualquer termo (palavra-chave) que desejarmos.

É realmente bem curioso que apenas esses dois países apareçam. Por outro lado, vamos olhar agora qual é a tendência se mudarmos o período para os últimos cinco anos.

O curioso agora é ver países como Estados Unidos e Reino Unido atrás de Cingapura, Paquistão, Filipinas e Malásia.
No Google Trends podemos selecionar, além do país, o período, a categoria (segmento) e para qual tipo de pesquisa gostaríamos de ver as tendências. A ferramenta mostra também o que chama de “consultas relacionadas” e os “tópicos relacionados”. Numa pesquisa pelas tendências relacionadas a “mobile marketing”, termos como: mobile app, mobile app marketing, app marketing, digital marketing, etc., aparecem como relacionados.
Vejamos agora como estão as tendências para o termo “mobile marketing” no Brasil para o ano de 2017.

O dado que conseguimos identificar de imediato é o relacionado as regiões mais interessadas nesse tema, a sul e a sudeste. Essa informação é especialmente importante para você que está em regiões diferentes dessas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, etc.) e o motivo é simples… comece a aprender e a usar mobile marketing imediatamente, enquanto o seu concorrente ainda não se deu conta da importância desse canal de comunicação.
Por hoje ficamos por aqui e alertamos sempre que nunca é demais aprendermos a lidar com ferramentas de estatísticas, análises de dados, tendências, etc. Em um universo de informações como é a internet atualmente, geralmente ficamos perdidos, sem saber por onde começar. O começo geralmente está na análise de dados, saber o interesse do seu “provável” público em relação ao su serviço ou produto para, em seguida, trabalhar em alcança-los.

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