Comunicação com o público “errado”
Provavelmente o título desse artigo o tenha deixado confuso, mas o que queremos explicar aqui é simples e rápido. Não há nenhuma surpresa nisso, mas, no Brasil, as empresas em geral ainda resistem em criar suas próprias bases de dados (sejam elas de endereços de e-mail ou números de telefone) para que sejam usadas em suas campanhas de marketing. Em geral, preferem comprar bases prontas.
O resultado de campanhas feitas para um público que não autorizou um contato via e-mail ou telefone pode ser simplesmente desastroso porque vamos estabelecer uma comunicação com pessoas que nem sequer sabemos se tem algum interesse em nossos produtos ou serviços. Qual a sensação que você tem quando recebe um e-mail ou uma ligação telefônica (seja ela automática ou não) lhe oferecendo algum produto ou serviço? A primeira pergunta que provavelmente você faz é: como será que descobriram meu telefone ou meu e-mail?
Ok, mas qual a relação dos parágrafos acima com o título do texto?
Se você já viajou para o exterior, principalmente se foi aos EUA, já deve ter passado pela situação de, ao chegar no caixa de alguma loja para realizar um pagamento, ter o seu endereço de e-mail ou telefone solicitados. Se você não quiser fornecer, não há problema algum, mas, se fornecer, está ciente de que esse contato certamente será usado em campanhas de marketing via e-mail e agora, via SMS também.
E aqui no Brasil, isso acontece? Não, não acontece justamente por causa da “cultura” da compra de bases de dados.
Agora analisemos o seguinte: qual é a dificuldade de, quando um cliente entra em uma loja, restaurante, pizzaria, etc., tenha ele comprado ou não, solicitar-lhe o e-mail e/ou o telefone? Embora a resposta seja: nenhuma dificuldade, praticamente todo mundo opta pelo caminho mais difícil.
Coletando os números de telefone
Imagine que o seu negócio é uma pizzaria e você, ao contrário da maioria, coleta o telefone dos clientes de algum jeito (perguntando diretamente, deixando um formulário sobre a mesa com algum tipo de promoção que o incentive a deixar o telefone ou e-mail, através de uma promoção no site da pizzaria que tem muitos acessos porque você fez uma campanha de links patrocinados ou anunciou no Facebook, etc. A questão é, existe um fluxo de público (real ou virtual) e você precisa coletar os telefones desse público.
Enviando o SMS
Ainda no raciocínio da pizzaria, uma vez com os telefones em mãos, vá até o o seu sistema de envios de sms em massa e envie uma campanha com a seguinte mensagem: Peça sua pizza agora pelo fone 4321.1234, ganhe 15% de desconto se vier retira-la ou 10% no delivery.
A grande vantagem de usar números de telefone dentro de mensagens SMS é que a grande maioria dos smartphones atuais identifica o número dentro da mensagem e coloca automaticamente um link que, ao ser tocado, faz a discagem automaticamente.
Por fim, em mensagens SMS você pode usar, dentro do limite de 160 caracteres, além de texto, URLs (endereços de site, loja vurtual, landing page, etc.) e , para permitir uma comunicação fácil com o seu negócio, números de telefone também.