Então você tem a tarefa de elaborar um planejamento de mobile marketing para uma determinada empresa e uma reunião com o gerente de marketing já está confirmada para os próximos sete dias. Quais perguntas devem ser feitas para esse gerente de marketing ou para quem quer que esteja encarregado de ajuda-lo internamente a alavancar as estratégias de mobile marketing?
Pois bem, a nossa sugestão é de que as perguntas sejam organizadas em três blocos. São eles:
- Perguntas para um entendimento geral do contexto (o papel do gerente de marketing e sua equipe);
- Detalhamento de pontos específicos (abordagem mais direta em relação a atividades de mobile marketing já executadas ou não pela empresa);
- Perguntas técnicas (a fim de ter uma ideia do que já pode ser feito e sobre quais recursos ténicos precisarão ser providenciados).
Perguntas para um entendimento geral do contexto (o papel do gerente de marketing e sua equipe);
- Como funciona o seu trabalho atualmente em relação a mobile marketing?
- Quais são seus objetivos e os da sua da sua equipe (gerente e equipe podem tranquilamente pensar de maneira diferente) em relação a mobile marketing?
- Conte-me sobre qualquer iniciativa mobile na qual sua equipe está trabalhando ou trabalhou anteriormente. Vocês alcançaram sucesso? O que você acha dos resultados?
Detalhamento de pontos específicos
- Conte-nos porque você acha que um trabalho de mobile marketing pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos;
- Conte-nos o que você sabe sobre os esforços de mobile marketing dos seus concorrentes e o que você está achando a respeito;
- Quais marcas, mesmo que não sejam do seu mesmo segmento, você acha que estão fazendo um trabalho de mobile marketing que você admira?
- O que você sabe sobre os seus clientes e o comportamento mobile dos mesmos?
- O que vocês tem feito em termos de mobile (ex. mobile site, mobile app, algum tipo de campanha, etc.);
Perguntas técnicas
As perguntas a seguir vão depender de quais estratégias de mobile marketing você está planejando para a empresa, ou seja, elas devem ser adequadas a cada situação. Nesse caso específico existe uma preocupação do consultor sobre se a empresa usa algum, qual tipo e quais as capacidades de um determinado tipo de CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) possui para que seja adequado as estratégias.
- Com qual tipo de CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) vocês trabalham?
- Se já trabalham com algum, a infraestrutura dele está na empresa ou fora dela?
- Esse CMS é capaz de suportar uma integração para a distribuição de conteúdo mobile?
- Quais dispositivos esse SMS pode detectar a fim de providenciar um redirecionamento de conteúdo para o mesmo, se necessário;
- etc.