Mercados em geral, principalmente os relacionados com tecnologia, se movem muito rápido assim como seus clientes e todos sabemos que acompanhar esse movimento não é nada fácil.
É comum que em muitos países, e o Brasil está nessa lista, o uso de determinadas tecnologias aconteça com um certo atraso e, com isso, fornecedores e clientes (principalmente fornecedores) “correm feitos loucos” em busca de informação que os capacite a criar suas estratégias de vendas.
Na maioria das vezes, mesmo em órgãos do governo responsáveis pela fiscalização de determinadas áreas, não é possível encontrarmos tais informações e, desse jeito, não há outra alternativa a não ser pesquisar.
E no caso do mercado de mobile marketing, quais informações são importante sabermos para podermos trabalhar nossas estratégias?
A resposta não muda quase nada em relação a outros mercados, logo, basicamente o que temos que saber diz respeito a:
- Quantidade de smartphones e outros dispositivos móveis e como essa quantidade está distribuída em nosso país;
- O comportamento dos usuários em relação aos seus dispositivos, ou seja, onde estão gastando o seu tempo (em sites? em aplicativos? etc);
- Tendências de mercado;
Vamos então conhecer algumas dessas fontes de informação.
Dados quantitativos
Dizem respeito basicamente a onde e quão rápido está se comportando o consumidor em relação a compra de smartphones e outros equipamentos de computação.
Internacional Data Corporation: dados gerais sobre internet, incluindo, além de mobile, Big data, Cloud computing, Mercado global de TI, hadware, software, etc.
StrategyAnalysts: na parte de serviços, é possível encontrarmos relatórios sobre o mercado mobile, incluindo, dispositivos em ascensão, relatório geral sobre smartphones e até sobre dispositivos mobile para o mercado automotivo.
Canalys: no segmento que diz respeito a mobilidade, estatísticas sobre PC, Tablets, smartphones, Wearable e realidade virtual.
Dados comportamentais (onde e como usuários estão gastando tempo em seus dispositivos)
Nesse quesito, dois dos mais conceituados (talvez os mais conceituados) serviços: nielsen e comScore. Na nielsen é possível encontrarmos insights sobre vários assuntos, tais como: o mercado consumidor em geral, o mercado de mídia e entretenimento, telecom, até as tendências globais.
A comScore oferece ferramentas diversas para análise de audiência e análise de publicidade.
Tendência de mercado
Para insights sobre as tendências de mercado, incluindo dados sobre gastos com anúncios, Forrester Research e eMarketer são duas ótimas opções.
“Outras” fontes
O acesso aos conteúdos dos sites apresentados nos tópicos anteriores é quase que 100% pago e, por isso, achamos que vale muito a pena citarmos outras ricas fontes de informação para as quais pagar por uma assinatura nem sempre é necessário. São elas:
- SlideShare;
- marketingsherpa;
- statista;
- KPCB (Kleiner Perkins Caufield Byers);
- activate;
- Benedict Evans.