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Hillary Clinton – alcançando eleitores com SMS

Em outro artigo, já tivemos a oportunidade de falar sobre como um outro candidato a presidência dos Estados Unidos, o Senador Bernie Sanders estava usando o SMS em sua campanha. Dessa vez vamos falar sobre a sua concorrente, a ex-primeira dama e ex-Secretária de Estado, Hillary Clinton.
É claro que não foram apenas eles dois que se beneficiaram do SMS nessa corrida presidencial, até porque, segundo as pesquisas, 19% dos eleitores nos Estados Unidos preferem a comunicação através dessas ferramenta, ou seja, se eles preferem… então porque perder tempo?
Bernie Sanders, por exemplo, levou as ações mobile tão a sério que criou até seu próprio aplicativo de mensagens.
A verdade é que o sms não está sendo usado apenas para o envio de mensagens para alcançar e engajar eleitores, mas para conseguir doações de campanha também.
Vamos ver na prática como isso está funcionando…
Por exemplo, quem está interessado em receber as mensagens da candidata, tem duas opções de opt-in, ou seja, por vontade própria fornecer suas informações em troca das mensagens.
A primeira é através do site da candidata como podemos conferir logo abaixo:
Hillary-Clinton-Text-Message-Signup
Simples, basta preencher o formulário com o seu e-mail, CEP e número de telefone.
A segunda é através da digitação da palavra-chave “HFA” para o short code 47246. A propósito, a palavra-chave “HFA” é o acrônimo para: Hillary for America.
Uma vez que alguém usa esse segundo procedimento, o processo se desenrola como nas telas abaixo:
Text-HFA-to-47246-Hillary-Clinton-Text-Message-Part-1-1
Após a digitação de HFA para 47246 (mensagem em verde), uma resposta automática irá pedir dessa vez que a pessoa envie o e-mail e o CEP (zip code).
Na realidade o interessado pode fornecer uma das duas informações ou ambas. Fazendo isso, receberá nova mensagem automática pedindo dessa vez o seu nome (na imagem observe: can you tell us your name?).
Text-HFA-to-47246-Hillary-Clinton-Text-Message-Part-2
Uma vez que forneça o nome, a última mensagem automática soltará, advinhe… uma doação US$1 (um dólar) que pode ser feita através do link fornecido nessa última resposta.
Text-HFA-to-47246-Hillary-Clinton-Text-Message-Part-3-1
A estratégia que acabamos de ver tem dois objetivos principais: captar o número de telefone a fim de trabalhar o engajamento posterior e conseguir doações.
Ok, mas a equipe de marketing de Hillary pensou também nas pessoas que gostariam apenas de fazer uma doação de campanha, mas que não estão dispostas a receber “mensagens de engajamento”. Simples, para essas pessoas foi dada a opção de simplesmente enviar um sms com a keyword “Donate” para o mesmo “47246” e uma mensagem com um link para a doação será enviada.
Hillary-Clinton-Text-Message-Donation
Você deve estar se perguntando que tipo de mensagens a candidata envia aos seus assinantes. Pois bem, vejamos alguns exemplos a seguir:
Hillary-Clinton-Political-Campaign-Text-Message-1
A mensagem anterior foi de agradecimento aos assinantes no dia em que ela conseguiu a quantidade mínima de delegados necessários para conquistar a nomeação como candidata do partido democrata. Cabe aqui a lembrança de que tanto a mensagem da imagem anterior, quanto a que segue, são MMS (Multimidia Messaging Service).
Hillary-Clinton-Political-Campaign-Text-Message-4
Na mensagem acima ela avisa aos eleitores que o Presidente Obama está endossando a sua candidatura, ao mesmo tempo em que fornece um link para o vídeo completo do pronunciamento de Obama.

Combinando mídias sociais e SMS / MMS

A imagem abaixo mostra uma foto da candidata no Instagram e no rodapé da foto a uma instrução dizendo para que, caso você digite “THROWBACK” para 47246, receberá uma foto exclusiva e nunca antes compartilhada de Hillary com seu marido, o ex-presidente também do partido democrata: Bill Clinton.
Text-THROWBACK-to-47246-Hillary-Clinton
Para finalizar, segue a imagem com foto do casal enviada para quem participou da campanha acima.
Text-TBT-to-47246-Hillary-Clinton-MMS-Message-1
Seja via SMS e MMS isoladamente ou ainda da combinação desses dois com outros canais, as estratégias e os conteúdos podem ser diversos, basta usar a imaginação.
Até o próximo!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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