SEO significa: Search Engine Optimization. Em português: Otimização para motores ou mecanismos de busca. Esses motores de busca, na linguagem informal são conhecidos simplesmente como buscadores ou os websites que usamos, eu, você e o mundo inteiro, para procurar produtos ou serviços.
Não é preciso nem dizer, mas o mais conhecido deles é o Google. Existem basicamente duas maneiras de você aparecer no Google. A primeira delas é através da compra de palavras-chave no sistema AdWords, que fará com que seus anúncios apareçam na parte superior ou na lateral direita dos resultados das buscas. Colocar os anúncios entre os primeiros nesses resultados depende basicamente de dois aspectos: 1. qualidade do anúncio; 2. valor pago por palavra-chave.
A segunda maneira é através do trabalho de SEO que é baseado na utilização de alguns procedimentos técnicos para o site como um todo, mas principalmente na experiência que o site oferece ao usuário em termos de usabilidade (facilidade de navegação) e, acima de tudo, de qualidade de conteúdo.
Desde que o trabalho de SEO se tornou popular, ouvimos dizer que os fatores que levam um site a conseguir um bom posicionamento (geralmente as empresas, quando não “brigam” para conseguir a primeira posição para uma determinada busca, querem estar entre as 10 primeiras) são mais de 200. É verdade, isso mesmo e, claro, não sabemos quais são, apenas imaginamos e aprendemos que alguns são mais importantes e trabalhamos sobre eles.
Claro que não vamos ensinar aqui como fazer SEO, até porque essa não é a nossa especialidade, mas certamente podemos apontar importantes aspectos sobre os quais você deve tomar cuidado.
Comece tendo certeza de que o seu website possui um layout mobile, ou seja, funciona normalmente em dispositivos móveis, são responsivos. Assegure-se de que todo o conteúdo do site seja indexado (lido) pelo Google. Naturalmente e constantemente o Google lerá o seu site, mas a utilização de um arquivo sitemap (mapa do site), para mostra-lo quais páginas você gostaria que fossem lidas, e um arquivo roots.txt, para controlar com mais rigor essa leitura, ajudarão muito. Se você não faz ideia sobre o que estamos falando, consulte alguma empresa especializada em SEO e, certamente, eles vão saber do que se trata e poderão ajuda-lo.
Quanto mais conteúdo de qualidade, melhor, quanto mais conteúdo capaz de atender as buscas que estão sendo feitas, melhor, mas não produza conteúdo apenas para o buscador, pense no usuário. Analise quanto desse conteúdo está fazendo com que as pessoas se engajem, seja através de links ou através de compartilhamentos como ferramentas de indicação desse conteúdo.
O desempenho nas redes sociais é um fator de ranqueamento bastante importante atualmente. Não esqueça de, além de ter uma página no Facebook, ter principalmente no Google+, no Google Business (importantíssimo para as buscas locais).
Quando produzir conteúdo em texto, como esse, cuide dos elementos dentro do texto como: cabeçalhos – para organizar o texto em tópicos quando necessário -, ênfase com negrito e itálico em termos importantes que representem palavras-chave alvo, etc. Obviamente que essas são apenas algumas dicas e para ter um acesso mais completo preparado pelo Google (em inglês) a como trabalhar com SEO, faça download desse tutorial, onde você encontrar informações completas sobre palavras-chave, meta tags, geo tags e muito mais.
Por aqui finalizamos os nossos artigos sobre presença mobile lembrando que apenas ter um site já é o suficiente… há muito mais trabalho do que você imagina.
Descubra porque o envio de SMS em massa vai impactar seus clientes!
Utilizar meios de comunicação em massa pode gerar certo preconceito. É fato que contato ‘robotizado’ causa a impressão de frieza em relação ao cliente. Porém, configurando a ferramenta de forma correta, é possível ter muitos benefícios....