A verdade é que, em se tratando de estratégias de marketing via sms, não são muitas as empresas que sabem realmente o que fazer na hora de colocar a mão na massa. Por não saberem o que fazer, tentam copiar estratégias de outras que sabem e que acabaram conseguindo bons resultados.
Porém, existe uma enorme diferença entre copiar e copiar. O que queremos dizer com isso é que não adianta simplesmente fazer um “estudo” para tentar descobrir como foi feita a campanha do concorrente e sair fazendo a mesma coisa. Copiar ideias muitas vezes não garante absolutamente nada, porque, há muito mais coisas, muito mais ações, muito mais de comportamento, disciplina, dedicação e avaliação envolvidos e, se a sua empresa não sabe como lidar com isso, não vai adiantar absolutamente nada, copiar.
Sabendo disso, preparamos uma lista de 10 razões pelas quais muitas empresas falham em suas estratégias e execuções de campanhas de marketing via sms.
Nesse artigo falaremos sobre as 5 primeiras. Então vamos lá.
1. Falta de tempo
Em muitas empresas, principalmente nas pequenas e médias, acontece de o proprietário, ou seja, aquele à quem mais uma campanha de marketing via sms interessa, geralmente estar envolvido em diversas tarefas como: cuidar do desempenho dos colaboradores, preocupar-se com contratações, vendas, operações, atendimento ao cliente, etc.
Tendo que cuidar de tudo isso, certamente o tempo dispensado na preparação de uma campanha, será insuficiente, por maior que seja o seu esforço em participar. A nossa sugestão é para que você transfira essa responsabilidade para alguém que realmente conheça do assunto. Já que você está envolvido nas contratações, então gaste tempo para contratar alguém realmente capacitado e confie essa tarefa à essa pessoa.
2. Falta de recursos
Quando dizemos recursos, estamos nos referindo a uma equipe de marketing, gente que entende do assunto, que tem ideias e que consegue coloca-las em prática. São essas pessoas que tem, também, a capacidade de operar a tecnologia disponível. A operacão é um conjunto, ou seja, pessoas mais tecnologia.
Se não for possível manter essa equipe, considere contratar uma empresa especializada em marketing via sms e deixe que cuidem dessa tarefa.
3. Achar que o sms marketing é caro
Caro mesmo é um investimento sem retorno. De que adianta contratar uma ferramenta para sms marketing que você considera como super barata, insistir em enviar insistentemente mensagens tentando vender e não conseguir retorno algum ao final de um ano?
Não é melhor gastar um pouco mais, mas com gente e tecnologia capazes de lhe garantir resultados?
Apenas como exemplo, o que é melhor? Contratar uma ferramenta de sms marketing que custa R99,00 mensais (R$1.188,00 por ano), mas que, ao final de um ano não lhe traz nenhum retorno, ou pagar por volta de R$1.000,00 mensais (em alguns casos, incluindo a ferramenta de e-mail marketing) para uma equipe capaz de gerar um ROI por volta de 80%?
4. Falta de personalização
O marketing via sms não deve ser um complemento do marketing realizado em outros canais e nem transmitir as mesmas mensagens dos outros canais. Ele funciona melhor quando é trabalhado de forma exclusiva. Isso não significa dizer que uma mensagem não deva conter um link para um site ou um número de telefone por exemplo. Não é desse exclusividade que estamos falando.
Ser trabalhado de forma personalizada significa que devem ser criadas estratégias específicas para o público que consentiu em fornecer o número de telefone para receber informações exclusivas, ofertas ou promoções.
Certamente não é interessante alguém aderir a uma campanha, fornecer o telefone e depois ver que usuários de outros canais tem direito as mesmas ofertas ou promoções. De quê, então, adiantou fornecer o telefone? Qual é a vantagem nisso se em todos os outros canais de comunicação a empresa “fala do mesmo jeito” e oferece as mesmas coisas?
5. Falta de criatividade
Sobre a falta de criatividade, não há muito o que falar. Basta dizer que, por favor, não use as mensagens sms apenas para tentar vender todo o tempo, mais de uma vez por semana, etc.
Lembre-se, é possível ir bem mais além quando você já usou alguma estratégia para conseguir seus números de telefone. Agora é preciso se relacionar com essa lista e, se você a usar o tempo inteiro para tentar vender, acredite, as pessoas podem não gostar e abandona-lo aos poucos. Quando se cria uma relação com a lista através da entrega de valor (informações por exemplo), além de manter as pessoas, sua marca acabará se fixando em suas mentes e, melhor, de forma positiva. Aí sim, vez ou outra, por quê não uma tentativa de venda?
Até a parte 2.
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