Assim como no e-mail marketing, um dos grandes desafios para quem está planejando uma campanha de sms marketing está na criação ou no aumento do número de telefones de sua lista.
Infelizmente ainda existem muitas empresas (e pessoas) que compram listas. Mesmo que no Brasil ainda não exista uma legislação clara em relação ao envio de mensagens de sms em massa, todos estamos sujeitos a dois problemas quando enviamos campanhas de sms marketing para listas compradas. São eles:
- O envio de mensagens para pessoas que não nos autorizaram;
- O envio de mensagens para pessoas não interessadas em nossos produtos ou serviços.
Em outros artigos já tivemos a oportunidade de falar a respeito, mas nunca é demais lembrar que a melhor estratégia é a de tentar criar uma lista de pessoas realmente interessadas (Opt-in: pessoas que entram na lista por vontade própria, porque tem interesse em receber as mensagens, porque estão de acordo, etc.) e, para isso, a fórmula é simples: ofereça alguma coisa (um e-book, um curso em vídeo, um infográfico, etc.) em troca do telefone.
Falar em oferecer algo em troca dos números de telefone, tem absolutamente tudo a ver com a velocidade com a qual a sua lista crescerá, mas, para isso, é necessário usar algumas estratégias realmente eficientes.
Como assim? Falar é fácil, o que quero é ver isso na prática. Ok, vamos lá, para começar a entender como funciona uma estratégia eficiente, observe a imagem abaixo:
Podemos dizer que essa é a imagem de um “anúncio perfeito” para uma estratégia de crescimento de listas e a seguir vamos entender porque simplesmente analisando-o. Antes que esqueçamos, esse anúncio é Seattle Sun Tan, uma empresa americana que oferece serviços de bronzeamento artificial. O anúncio acima pode ser visto, inclusive, no website deles em http://seattlesuntan.com/.
O incentivo ao Opt-in
O anúncio começa com o que chamamos de incentivo ao Opt-in, ou seja, quando vemos: $20 OFF Your Next Purchase (economize $20,00 em sua próxima compra). Nesse caso o incentivo é esse, um bônus de $20 e ponto. Se quem costuma usar serviços de bronzeamento artificial, considera $20,00 um bom desconto, certamente vai aderir à campanha.
O Qualificador ou a Call to-Action (chamada para ação)
Embora para muitas pessoas, apenas o bônus já funcione e a faça fornecer o telefone, para muitos outros, e são justamente esses que fazem a diferença quando falamos do crescimento da lista, o bônus não basta, ou seja, estamos falando de gente que quer mais informações antes de fornecer o telefone, querem saber se existem e quais são os outros benefícios além do bônus.
Para esses mais questionadores, a frase When you join our mobile vip club (quando você se juntar ao nosso clube vip) é “matadora”. É chamada de qualificadora porque ratifica o bônus, cria na cabeça a ideia de participação em um grupo vip, cria também uma ideia de continuidade (além do bônus, poderei receber mais ofertas, etc.). Isso as chama à ação. Agora sim fornecerei meu celular porque vou ganhar um bônus e ainda farei parte de um clube vip.
A parte prática que está na frase: Text TANS to 33733.
Essa é a frase da efetivação da oferta, a frase que fará o anúncio funcionar, a que, efetivamente, capturará o telefone.
As últimas considerações sobre esse anúncio ficam por conta da forma como ele está formatado, em quatro partes bem distintas, cada uma com a sua função. O bônus usando fontes maiores e mais destacadas, o qualificador imediatamente abaixo com a sua função explicativa, mas com a fonte já não tão destacada assim, o texto com o que fazer e, mais abaixo, as informações complementares como: quantos sms a empresa se propõe a enviar mensalmente, qual palavra-chave (nesse caso STOP) deve ser enviada ao shortcode caso alguém queira abandonar (deixar de receber as mensagens) a lista, etc. Por fim, realmente um excelente exemplo de anúncio.