Em um dos nossos artigos, explicamos porque o limite de caracteres em uma mensagem de texto é de 160. Mesmo com esse limite de caracteres, sabemos ser possível, além de texto simples, colocarmos links e até números de telefone em meio ao conteúdo das mensagens.
Ok, mas qual a utilidade de um desses dois elementos em uma mensagem de texto? Fácil responder. Em uma mensagem pessoal você pode passar, através de um link, o endereço de um website (com a programação e a venda de ingressos para um show qualquer, alguma promoção de viagem interessante, etc.) para um amigo ou para quem quer que seja. Com um número de telefone, o raciocínio seria o mesmo, embora, atualmente, principalmente nos smartphones, um número de telefone possa ser compartilhado diretamente da nossa agenda através de dois ou três toques no máximo.
Até aqui nada de especial em relação aos links e aos números de telefone. Mas, imagine agora, quão poderosos podem ser esses dois elementos se estivermos falando de sms marketing. Vamos lá…
Imagine que você seja dono de uma pizzaria ou de um restaurante e esteja planejando uma campanha de sms marketing que enviará uma mensagem com um link para o website do seu estabelecimento e, dentro dele, o cliente encontrará um cupom de desconto. Legal, uma ideia simples e com uma chance grande de bons resultados (afinal de contas, quem não gosta de um desconto!). Porém, precisamos lembrar que, não é difícil encontramos pessoas que, por algum motivo, em seus planos de telefonia móvel, não possuem acesso à internet. Nesses casos (para quem não tem acesso à internet), a intenção em oferecer o cupom apenas para quem clicar no link, não funcionará.
Façamos uma pausa nesse ponto para lembrar um detalhe importante em relação a links, caso você esteja pensando em fazer uma campanha desse tipo. Levando em consideração os 160 caracteres da mensagem de texto, se, dentro da mensagem houver um link como: http://www.seusite.com.br/promocaox/cupom, apenas com esse link, uma boa parte do total dos caracteres já será consumida, logo… lembre-se de usar um software encurtador de link (basta pesquisar no Google e você encontrará vários) para diminuir consideravelmente o tamanho do link e economizar caracteres do seu texto que podem ser usados para algo mais importante.
Como então resolver o problema sobre oferecer cupons para quem não pode acessar a internet via celular. Simples. Ao invés de “esconder” o cupom atrás do link, ofereça o desconto para as pessoas que apresentarem a mensagem diretamente no estabelecimento. Você pode continuar usando um link na mensagem, mas não para direcionar visitas ao site, use para direcionar visitas para um vídeo do estabelecimento no YouTube por exemplo.
Vamos aos números de telefone. Você pode até achar estranho enviar números de telefone em mensagens SMS, mas, voltando ao exemplo da pizzaria, esse tipo de estabelecimento geralmente costuma ter uma clientela fiel, além de, claro, novos clientes. Se essa pizzaria costuma coletar os números de celulares de seus clientes, porque não, as vezes, ao invés de esperar que os clientes apareçam no estabelecimento, fazer o envio de um sms oferecendo um desconto para quem ligar e pedir uma pizza através do telefone enviado no conteúdo da mensagem. Na maioria dos telefones atuais, apenas com um toque sobre o número do telefone na mensagem, a ligação já pode ser feita de imediato. Perceberam? Pode ser que, muitas vezes, em um dia mais cansativo, os clientes estavam pensando em se deslocar até a pizzaria, mas, muitos cansados, não o fizeram. Nada que um simples pedido por telefone não seja capaz de resolver.
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