Em nosso blog já tivemos a oportunidade de falar sobre alguns tipos de campanha de SMS marketing, além dos objetivos e tipos de oferta dessas campanhas. No artigo de hoje você aprender quais são os tipos de mensagens e conhecer também alguns termos bem comuns da indústria do SMS.
Tipos de mensagens SMS
Nesse ponto é importante deixar claro que os tipos de mensagens abaixo, tratam das mensagens usadas pelas empresas em suas campanhas de sms marketing para tentar criar engajamento com os usuários.
1 – FTEU
Esse é o tipo de mensagem mais rara. FTEU é o acrônimo para Free to End User ou, simplesmente, grátis para o usuário final. São usadas pelas empresas que querem assumir qualquer tipo de pagamento (tanto no envio quanto na resposta) quando realizam qualquer campanha a fim de engajar usuários.
2 – Premium
São usadas geralmente quando alguma organização representando alguma causa, nos solicita uma doação e precisa que o valor da doação seja cobrado diretamente em nossa conta de telefone.
3 – Standard Rate
São mensagens cujo o custo é “padrão”. Podemos dizer que “custo padrão” é o custo que contratamos da nossa operadora. Mensagens SMS geralmente são cobradas como parte de algum pacote de ligações, podem ser compradas em pacotes específicos de SMS ou através de um custo individual.
Nessa situação, ao respondermos uma mensagem confirmando o engajamento (realizando um processo opt-in) de uma empresa qualquer, seremos cobrados do valor padrão que tivermos contratado da nossa operadora.
4 – MMS
As mensagens MMS (Multimedia Messaging Service), são mensagens usadas por empresas que precisam enviar conteúdos além dos 160 caracteres de um SMS normal, ou seja, essas situações geralmente envolvem o envio de imagens ou vídeos.
Indústria
Indústria diz respeito aos diferentes tipos de serviços que formam o mercado SMS. Os principais estão relacionados abaixo.
1 – Plataformas SMS
Assim como acontece com sites, blogs, e-mail marketing, etc., uma plataforma SMS nada mais é que um software através do qual podemos gerenciar o envio das nossas mensagens. É nessa plataforma que ficarão armazenados os números de telefones de nossos leads, também é nela que as mensagens são criadas, assim como, dentro dela é possível acessarmos relatórios com as estatísticas das nossas campanhas.
2 – Agregadores SMS
Um agregador SMS é um sistema que fica entre a plataforma SMS e a operadora. Quando enviarmos uma mensagem em qualquer de nossas campanhas de SMS marketing, antes de chegarem ao destino, as mensagens passarão pelo agregador e depois pela operadora.
3 – Operadora
Essa acreditamos que todos conhecemos. A operadora é, de fato, quem efetiva o envio das nossas mensagens. No Brasil, por exemplo, temos a Vivo, a Claro, a OI, etc.
Até o próximo!