Na primeira parte do nosso artigo sobre estratégias para SMS marketing, as três primeiras estratégias abordadas foram:
- Incentive a interação dos clientes com a marca;
- Use o SMS em campanhas multi canal e;
- Torne o seu anúncio local acionável.
Nessa segunda parte as estratégias estarão relacionadas ao uso do SMS como facilitador para a participação em sorteios e a compra em lojas de varejo, além da importância do uso de listas opt-in.
1. Use o SMS para facilitar a participação em sorteios:
Essa estratégia está bastante ligada com a estratégia número 2 da primeira parte desse artigo que fala sobre o uso do SMS em campanhas multi-canal. Embora seja possível usar outras e mais interessantes estratégias e, principalmente, algumas redes sociais (e as vezes até governos, como é o caso do Brasil) possuem regras relativamente rígidas em relação a eles, os sorteios continuam sendo usados como forma de interação entre clientes e marca.
Empresas que costumam atuar através de campanhas multi-canal (site, blog, mídias sociais, e-mail marketing, etc.), estão começando a facilitar a participação do público desses canais nos sorteios, apenas orientando-os a enviar uma mensagem de texto com um código numérico ou palavra-chave para um número específico.
2. Forneça recomendações de compra
Fora do Brasil, já existem lojas de varejo usando o SMS para fornecer recomendações de compra aos seus clientes dentro da loja física. Como assim? Imagine chegar em uma loja de auto peças repleta de corredores e ter que encontrar uma peça específica para o seu carro sem precisar antes falar com um vendedor. Pois bem, já existem situações onde os clientes apenas localizam o corredor para as peças que estão procurando, enviam uma mensagem SMS com a marca e o modelo do veículo para um código disponível no corredor e recebem uma resposta com o número da peça para a qual recomendam a compra.
3. Utilize listas Opt-in
Assim como acontece com as listas de e-mail, listas opt-in para envio de mensagens sms ou mensagens de voz são compostas por números de telefone de pessoas que autorizaram o envio dessas mensagens. Essa autorização pode ocorrer de forma digital ou tradicional (através da assinatura de um contrato, etc.). Listas opt-in suponhem pessoas interessadas em seus conteúdos, logo, aproveite isso fornecendo-lhes conteúdo de valor e, claro, use o “momento certo” para fazer promoções e para tentar vender.