Esse é o penúltimo artigo da nossa série sobre as tendências do mobile marketing. Não é mandatório que você tenha lido os três anteriores para que entenda esse, mas é interessante para que tenha uma ideia “global” sobre o que estamos falando.
De qualquer maneira, faremos agora um resumo. O primeiro artigo fala sobre a nossa relação com o mundo multi telas, ou seja, o mundo no qual não nos contentamos mais em usar apenas o computador, mas o usamos ao mesmo tempo em que usamos os tablets e os smartphones (esse último principalmente).
No segundo artigo o tema diz respeito a nossa jornada de compra em um mundo altamente conectado no qual começamos a pesquisar por um produto ou serviço usando o smartphone e acabamos por compra-lo usando um computador pessoal ou um tablet. É claro que esse processo de compra não obedece necessariamente essa ordem e, por isso, todos devemos ficar atentos em nossas estratégias de marketing que devem ser planejadas para contemplar onde quer que o consumidor esteja.
O terceiro artigo fala sobre a forma como a comprador local (aquele que busca consumir próximo de sua residência, trabalho ou local onde lhe for mais conveniente) se comporta, ou seja, onde ele busca, em quais canais busca, o que é mais importante nessa busca (local, preço, opiniões de outros compradores, etc.) e quais fatores (qualidade, proximidade, disponibilidade) considera ao buscar um negócio local.
Hoje o tema é o comprador internacional e os gráficos exibidos a seguir explicarão basicamente quatro aspectos: com qual freqüência usamos a internet para fazer uma compra internacional, qual é a motivação para essa compra, o que compramos e qual barreira mais nos impede de comprar.
Vamos aos gráficos que são bastante auto explicativos e, por esse motivo, faremos apenas comentários breves sobre cada um.
Freqüência de compras Online
Impressionantes 41% da população que acessa a internet fazem compras internacionais ao menos uma vez ao ano. Talvez esse número fosse maior, não fossem os impostos aos quais somos submetidos, seja pelo uso do cartão internacional, seja no processo de entrega, etc.
Motivação para as compras Online
Nesse quesito o ponto vencedor diz respeito as ofertas atraentes, mais especificamente a ampla quantidade de produtos e seus respectivos preços.
Quais produtos são adquiridos?
Com 43%, as roupas e acessórios são os itens mais comprados fora, seguidos por cosméticos e produtos para a saúde que estão empatados (23%) com livros / Cds. Por último, com 17%, ficaram os software e o hardware, ambos, você já sabe, para computadores.
Qual a maior barreira para a compra internacional Online?
Embora 66% dos pesquisados disseram não ser a tradução (quando existe) um obstáculo para a compra, para outros 34% ela é o principal obstáculo. Outros motivos não foram citados nesse gráfico.