Em nosso último artigo, além de apresentarmos alguns motivos que fazem do SMS marketing uma ferramenta bastante interessante para varejistas, apresentamos também os principais tipos de campanhas que podem ser usadas.
Dessa vez, através de dados de pesquisas realizadas no mercado Americano, vamos mostrar quais são os principais objetivos das campanhas de SMS Marketing e quais os principais tipos de ofertas.
Os principais objetivos em campanhas de SMS Marketing são:
- A venda de produtos ou serviços;
- Construção de marca;
- Obter uma visão em relação aos clientes a fim de aumentar a retenção dos mesmos;
- Aumentar o tráfego ao website da empresa;
- Geração de leads;
- Fornecer serviço e/ou suporte;
Agora vamos observar a imagem abaixo que é resultado de uma pesquisa realizada com 68 varejistas Americanos e entender quais objetivos eles consideram mais importantes tanto em relação ao SMS marketing, quanto ao marketing feito através do de aplicativos.
Bem, como provavelmente já esperávamos, com 46%, o principal objetivo para esse grupo de varejistas é o de usar o SMS Marketing para vender produtos e serviços.
Em relação aos tipos de ofertas, temos:
- Ofertas baseadas em preço;
- Ofertas baseadas em tempo (Ex. Oferta válida até…);
- Ofertas baseadas em localização;
- Ofertas para produtos similares;
- Ofertas generalizadas.
Mais uma vez, vamos observar a imagem:
Concluímos facilmente que, com 66%, as ofertas baseadas em preço são as que despertam maior interesse do público.
Mesmo que a origem das informações acima não sejam do mercado Brasileiro, logicamente que podem ser tranquilamente usadas não somente para aprendermos quais são os principais objetivos e tipos de ofertas quando falamos sobre SMS marketing, como também para, com essa base de informações, começarmos a experimentar, analisar e entender o comportamento de nossas campanhas.
Não arriscamos dizer que os resultados em nosso país seriam muito parecidos com os que vimos acima, mas, provavelmente, por conta de um comportamento capitalista muito parecido, tanto o objetivo, quanto o tipo de oferta vencedor, seriam os mesmos.