A Black Friday estreou no Brasil no ano de 2010 e a partir de então, só ganhou popularidade. É uma das semanas das quais se criam uma tensão favorável ao consumismo, com otimização de formas de pagamentos, queda nos preços e porcentagem de juros. Neste artigo iremos apresentar motivos para aproveitar este aquecimento no mercado e aumentar o faturamento do seu comércio.
Se ainda não planejou a estratégia para se destacar em meio às promoções da concorrência, não se desespere: ainda há tempo. Recomendamos que não fique de fora desta ação, pois é uma das três datas comerciais mais importantes do ano e o maior evento de e-commerce no Brasil.
Porque usar SMS na Black Friday
Um dos motivos para incluir as mensagens de texto na estratégia de comunicação para a data é o alcance que o SMS tem. O SMS possui envio imediato, ou seja, cada mensagem chega ao celular do cliente na hora e elas são lidas em até 3 minutos após o recebimento. Isso se dá porque não é necessário possuir conexão com internet para receber, nem ter um aplicativo específico instalado no celular.
Além do mais, as mensagens SMS custam apenas alguns centavos por envio. Quanto mais disparos você fizer, menor será o valor unitário. O envio é simples e pode ser feito pela nossa plataforma online em poucos minutos.
Incluir as mensagens SMS na campanha especial da Black Friday é essencial, pois dessa forma o aviso sobre as suas promoções chegarão a toda a sua base de contatos com um custo mínimo, fazendo com que a data seja ainda mais lucrativa para a sua empresa.
Como engajar seu SMS
As mensagens SMS têm um limite de caracteres de 160, por isso você não poderá falar muito sobre seus produtos na mensagem. Seja objetivo e informe se o preço baixou, qual é o novo valor, qual é o produto e até quando irá sua promoção.
Uma dica é incluir um link para o seu site. Isso fará com que o consumidor saiba mais sobre as especificações do produto, prazos de entrega, valor do frete, como também a disponibilidade do item. Recomendamos utilizar um encurtador de links toda vez que for incluir um em uma mensagem, de preferência de sites confiáveis, como o Goo.gl ou Bit.ly. Com um encurtador de links é possível economizar caracteres e acompanhar o número de cliques.
Como ter resultados eficientes
Uma coisa é certa: o SMS possui envio instantâneo e a maioria são lidos assim que recebidos. Porém, se a mensagem enviada não for para o público correto, não irá gerar um bom retorno. Para que as vendas tenham um ótimo alcance, é necessário enviar ofertas para quem você sabe que irá se interessar pelo produto ou serviço.
Desse modo é muito importante segmentar a sua base de contatos. Esta classificação pode ser baseada na idade, no gênero, na localização e entre outros. Também vale uma pesquisa no histórico de compras de seus clientes. Isto ajudará para que você saiba sobre os interesses de seus contatos.
Não se esqueça ainda de que a Black Friday é uma ótima oportunidade de atrair novos clientes, que nunca compraram com você. No caso dessas pessoas, que viram seu anúncio em outras mídias, é fundamental registrar o contato na plataforma de envio de SMS para que você possa manter um relacionamento com cada uma delas.
Modelos de mensagens SMS para usar na Black Friday
Separamos alguns modelos para você se inspirar e utilizar
Se você se planejar, ter uma estratégia de comunicação bem feita e enviar anúncios mais certeiros aos seus clientes, a Black Friday na sua empresa pode render um grande retorno sobre o investimento. Tenha consciência de que suas promoções devem ser verdadeiras, ou seja, dê descontos reais para que sua empresa não tenha a própria imagem prejudicada na data.