É um fato que um dos maiores desenvolvimentos na área profissional foi a habilidade de ser multitarefa. Porém, ter inúmeras pendências a se resolver no dia a dia, faz-se necessário seguir uma agenda de forma regrada para que a rotina funcione bem. Pensando nisso, é válido programar lembretes no celular para os compromissos diários.
Isso inclui o pagamento de contas. Nem sempre a falta de dinheiro é a causa do acúmulo de dívidas, às vezes, a pessoa possui aquela quantia disponível, mas, devido às tarefas do dia a dia, acaba se esquecendo dos prazos de vencimento.
E porque não utilizar o SMS como lembrete? Sim, cada vez mais, as empresas vêm recorrendo a esta estratégia: enviando um aviso de vencimento da fatura e, assim, solucionando os vencimentos de seus clientes de forma rápida, barata e eficiente.
Lembretes por SMS
A tecnologia não para de avançar e com isso, instituições financeiras tiveram que se reinventar a fim de descobrir maneiras novas e mais eficientes de atuação no mercado.
Nem sempre será uma boa hora para atender uma ligação com mensagem de voz
Sabendo que é praticamente impossível encontrar alguém que não esteja ao lado do seu telefone em vários momentos do dia, é certo que a agilidade na visualização do SMS provocará maior eficiência para os resultados desejados. Por isso, aderiu-se à ideia do envio de lembrete de vencimento para cliente como estratégia de SMS corporativo.
Porque enviar um alerta de vencimento
Um dos motivos da inadimplência é em si a desorganização nos pagamentos das contas, ao invés de falta de dinheiro. O uso do lembrete permitirá ao seu cliente se programar e organizar o orçamento. Sem contar na eficiência do envio SMS: mensagens com taxas de abertura de até 98% e a maioria são lidas em até três minutos!
Com o uso do Lembrete via SMS, ligação para cobranças em atraso serão reduzidas, poupando esforços e recursos, sem contar na facilidade de disparo: com apenas uma ação é possível enviar milhares de lembretes.
O momento para enviar o lembrete de vencimento
Por mais que não exista uma data específica, a maioria dos lembretes de vencimento são enviados na semana do pagamento da fatura. Isso proporciona a organização do cliente para pagá-lo.
O que devemos evitar é enviar os lembretes muito perto da data de pagamento, pois pode ocorrer do cliente não ter orçamento disponível para o pagamento; da mesma forma também devemos evitar disparar os lembretes muito longe da data de vencimento, pois o cliente pode esquecer daquela cobrança, perdendo então sentido do “lembrete”.
Escrevendo a mensagem do lembrete de vencimento
Para a frase do SMS lembrete, sugerimos a não passar a ideia de cobrar expressamente o cliente, e sim fazê-lo se lembrar de que aquela despesa existe. Uma mensagem curta, delicada, mas direta.
A partir do momento em que um cliente não efetua o pagamento, não hesite em cobrá-lo. A cobrança feita logo após a falta do pagamento tem maiores taxas de retorno!
Veja alguns exemplos:
[EMPRESAX] Prezado cliente, a sua fatura no valor de R$ 222,22 vence na próxima semana. Qualquer dúvida, pode ligar pra gente!
[EMPRESAx] Olá CLIENTEX, faltam apenas 4 dias p/ o vencimento da sua fatura no valor de R$333. Segue linha digitável do boleto p/ pagamento xxxxxxxxxxxxxx
Você já oferece condições especiais para clientes que pagam antes da data de vencimento? Estes tipos de estratégia incentivam o cliente a organizar as suas pendências como também trazem satisfação do cliente para com a sua empresa. Vamos colocar alguns exemplos abaixo:
[EMPRESAX] Olá CLIENTEX, faltam 4 dias para o vencimento da sua fatura no valor de R$333. Efetuando o pagamento agora, receba 5% de desconto no valor!
[EMPRESAX] Prezado Cliente, sua fatura no valor de R$ 222 vence na próxima semana. Realize o pagamento em dia e ganhe pontos para troca em nossa loja!
Um bom atendimento e um atendimento personalizado (com nome do cliente, etc), fazem a diferença no envio de qualquer mensagem SMS. Não esqueça de identificar sua empresa em seus disparos.
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