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Tendências do Mobile Marketing (parte 1 de 5)

Vivemos num mundo multitelas, ou seja, no exato momento em que você lê esse artigo, pode estar usando um desktop (computador pessoal ou notebook), um tablet ou um celular (Smartphone ou outros modelos). Pode estar usando também a sua Smart TV… por quê não?
Esse é o mundo multitelas, um mundo no qual enquanto estamos sentados em um consultório esperando uma consulta, pesquisamos por algum produto em nosso smartphone e mais tarde, no conforto da nossa casa, acessamos o e-commerce em nosso notebook e finalizamos a compra.
Nessa série de 5 artigos, vamos mostrar e analisar cinco diferentes aspectos desse “mundo”, sendo eles:

  1. O mundo multitelas: para entender quando como e porque as pessoas estão usando a internet;  
  2. O comprador esperto: para entender como alcançar compradores em momentos decisivos em uma compra;
  3. O comprador local: para entender onde e quando as pessoas estão procurando informações locais e quais dessas informações são mais relevantes para uma estratégia de anúncios;
  4. O comprador internacional: permitir que as empresas explorem a possibilidade de novas bases de clientes, identificando motivações e barreiras para compras internacionais.
  5. O visualizador (espectador): oferecer uma visão sobre os contextos e motivações das pessoas assistindo a vídeos on-line, permitindo-nos entender melhor e direcionar nosso público neste espaço.

Parte 1 – O mundo multitelas

Em todos os cinco artigos dessa série, os dados serão analisados a partir de imagens do Consumer Barometer with Google.
Atenção: esses dados dizem respeito ao mercado Brasileiro!

Smartphones como dispositivos fundamentais ao acesso à internet

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De acordo com a imagem, 59% dos entrevistados acessam a internet mais frequentemente via smartphones, enquanto 19% usam “igualmente” mais de um dispositivo (smartphone, tablet e desktop).

Smartphones são usados por diversos grupos de idade

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Nessa situação os números são todos interessantes porque significam que qualquer que seja o público-alvo, será possível alcança-lo via smartphone. Olhemos por exemplo os extremos, ou seja, embora 83% dos usuários tenham menos que 25 anos de idade, 24% tem mais que 55 anos. Considerando que em 2014 a população de idosos do Brasil era de 13% (por volta de 26 milhões de pessoas), se 24% desse total possui um smartphone… nada mal pensar em campanhas para cerca de 6.240.000 pessoas se o seu público-alvo for esse.

Desde quando você é usuário de Smartphone?

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71% do público pesquisado usa um smartphone a mais de 1 ano e a tendência desse número é aumentar, tendo em vista o aumento do número de modelos entre as marcas mais conhecidas, justamente para dar a oportunidade de migração de usuários entre marcas ou de feature phones (modelos com menos recursos) para smartphones. Uma coisa podemos afirmar: dificilmente que compra um smartphone volta a ter um modelo inferior e, melhor ainda, mesmo modelos inferiores podem sem alcançados se pensarmos, por exemplo, em uma campanha via SMS.

Quais atividades são realizadas em Smartphones tanto quanto em computadores?

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Nada de surpreendente nesses números quando vemos que 68% dos usuários acessam as redes sociais através de smartphones tanto quando de seus computadores. Bastante interessante é vermos logo em seguida a busca por produtos antes mesmo do uso dos mecanismos de busca.
Nesse primeiro artigo tivemos um panorama geral a respeito do mundo multitelas no Brasil. A partir do próximo vamos ver como realmente se comportam esses consumidores no que diz respeito ao modo como compram, como pesquisam para comprar localmente, fora do Brasil e como se comportam em relação ao uso de vídeos como fonte de informação em seus processos de compra.
 
 

 
 
 
 

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