Todos sabemos e certamente concordamos que o SMS é uma poderosa ferramenta de comunicação. Entender o porque de tanto poder é fácil, basta olharmos ao nosso redor a quantidade de pessoas usando dispositivos móveis de todos os tipos para os mais diversos propósitos.
A maioria dos celulares possui um sistema de notificação que é, na maioria das vezes, um pequeno círculo sobre o ícone do aplicativo de mensagens sms que nos alerta sobre a existência de uma ou mais mensagens sms a serem lidas. Mesmo que a notificação fique na tela até lermos as mensagens, estatisticamente, a taxa de abertura dessas mensagens é de 98% e 90% dos usuários desse total as abrem menos de 3 minutos após recebe-las. Muito bom!
Não é a toa que, sabendo disso, empresas dos mais diversos segmentos já incorporaram o sms aos seus variados processos diários. São empresas do setor financeiro, saúde, vendas em geral, gestão de pessoas, educação, educação, logística, etc.
Nesse artigo mostraremos em quais situações o sms pode ser usado para o atendimento de clientes e ao longo do tempo produziremos outros artigos sobre o uso do sms nas mais diversas situações.
Uso do SMS para atendimento ao cliente
1. Emissão de protocolos de atendimento
Para quem não conhece, os protocolos de atendimento são aqueles números que nos são passados quando ligamos para determinadas empresas solicitando serviços como: contratação ou aumento de velocidade de conexão à internet, notificação sobre falta de energia, água ou qualquer outro serviço público, reclamação sobre um produto não entregue, etc.
Em muitos casos esses protocolos são fornecidos oralmente no momento do contato, mas já existem muitas situações em que são enviados por sms. As empresas apenas confirmam ou solicitam (caso não o tenham) o número do celular para, em seguida, proceder com o envio.
2. Andamento de solicitação
Envios de sms nessas situações servem para nos informar o estágio no qual está a nossa solicitação. Imagine numa situação de falta de energia na qual um contato foi feito com a concessionária, um primeiro protocolo foi emitido (tal como explicamos no tópico 1 logo acima) e por volta de 30 minutos depois recebemos nova mensagem dizendo que uma equipe foi encaminhada ao local e que a previsão de normalidade é de x horas.
3. Movimentações financeiras diversas
Acreditamos que, caso você costume usar seu cartão de crédito (ou débito), certamente, sempre que realiza uma determinada transação, recebe um sms do tipo: Banco x Cartões: Compra aprovada no cartão final XXXX em XX/XX/XXXX, valor R$XXX,XX, etc.
4. Demonstrativos (extratos) mensais sobre produtos ou benefícios
Como você já deve saber, o FGTS é um benefício garantido para todos os trabalhadores sob o regime CLT (mais conhecido como o trabalhador “com carteira assinada”) e, historicamente, os extratos mensais de saldo do mesmo são enviados via Correios. Entretanto, isso não faz muito tempo, mas não sabemos exatamente quanto, mensagens sms estão sendo usadas para avisar aos trabalhadores não somente o saldo, mas também quando o último depósito foi realizado.
As situações acima são algumas das que temos como exemplo, mas é claro que para o seu tipo específico de negócio você poderá usar o envio de sms em massa do jeito que achar que mais será útil aos seus clientes.
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