O que é e como criar um QR Code
QR Codes são códigos de barra (códigos de barra contém, você sabe, informações e em nosso cotidiano são muito vistos em boletos bancários, por exemplo…) bi dimensionais, capazes de serem lidos por smartphones. É claro que, para isso, precisamos instalar em nossos smartphones, um aplicativo leitor de de QR Codes. Veja abaixo um exemplo de QR Code e, certamente, você vai lembrar de já ter visto um desses por aí.
Um QR Code pode conter, basicamente, texto simples, URLs, informações sobre um contato e, claro, uma mensagem SMS. Em caso de haver uma informação sobre um contato, a mesma é automaticamente armazenada na área de contatos assim que a leitura é feita pelo leitor de QR Code instalado no smartphone. Com a mensagem SMS, o processo é o mesmo, ou seja, a mensagem contida no QR Code será enviada ao número também nele contido. Como você pode imaginar, um QR Code com uma mensagem SMS é composto pela mensagem e pelo número do destinatário.
Ora, se um QR Code pode armazenar uma mensagem SMS, fica fácil imaginarmos como funciona uma campanha de SMS marketing aliada a um QR Code. Simples. Para qualquer estabelecimento que queira fazer uma campanha desse tipo, basta criar um QR Code com uma palavra-chave e um shortcode.
Observe agora a tela abaixo:
Essa é uma imagem capturada do site QR Code Generator e mostra exatamente a opção para a criação do SMS. Veja que os únicos campos a serem preenchidos são o número e a mensagem.
Criando uma campanha…
De posse da sua mensagem e do seu shortcode, acesse um site como o QR Code Generator, escolha criar um QR Code a partir de uma mensagem SMS (exatamente como a tela acima) e, preencha os campos número e mensagem.
Suponha que você seja um dono de restaurante e quer fazer uma campanha oferecendo uma mini sobremesa para pessoas que enviarem a palavra-chave sobremesa para o número 69409. A fim de tornar o processo automático, ou seja, fazer com que a mensagem seja imediatamente enviada assim que o QR Code for lido, bastaria preencher o campo número com: 69409, e o campo texto com: sobremesa. Fácil.
O problema de usar apenas o QR Code na Campaanha
Obviamente que, ao fazer uma campanha de sms marketing, você não quererá restringir o benefício apenas para que possua smartphones com aplicativos leitores de QR Codes. Resolver isso é simples, ao criar o anúncio da campanha, basta colocar abaixo do QR Code um texto simples para os não donos de smartphones ou smartphones que não possuam leitores de QR Code (afinal de contas, muitas vezes, muitas pessoas não irão instalar um leitor, apenas para participar de uma campanha). Basta colocar um texto como: Envie a palavra sobremesa para 69409 e ganhe uma sobremesa no almoço de hoje.
Desse jeito será possível fazer com que a campanha alcance quem quer que tenha um celular.
Até o próximo!