Atualmente diversos são os canais disponíveis para que empresas de todos os tipos e tamanhos possam divulgar seus produtos e/ou serviços. Embora websites, telemarketing, e-mail marketing, outdoors, rádio, TV e Jornais sejam os exemplos mais conhecidos, um novo e muito interessante canal tem atraído a atenção de muitos mercados. Estamos falando do Mobile Marketing.
Não é difícil sabermos quais são os motivos que estão provocando o crescimento do Mobile Marketing, basta olharmos ao nosso redor e contarmos quantas pessoas possuem um celular e, melhor, quantas delas estão com as suas atenções voltadas para ele. Como principal ferramenta do Mobile Marketing, o destaque fica para o SMS ou Short Messaging Services. A seguir vamos falar um pouco sobre os motivos que dão ao “humilde” SMS essa atenção.
1. A segmentação de público é possível
No caso do envio de mensagens SMS, a segmentação de público consiste basicamente em ter os números de telefone de pessoas realmente interessadas em receber os nossos conteúdos e as nossas ofertas. As mesmas ferramentas que podemos utilizar para conseguirmos endereços de e-mail para campanhas de e-mail marketing podem ser usadas para conseguirmos números de telefone.
O Facebook é uma ferramenta bem interessante para essas situações porque, ao fazermos uma campanha no Facebook Ads, nos é permitido a segmentação do público por sexo, idade, cidade, interesse, etc. Logo, podemos criar uma página para a nossa empresa e, através de uma campanha, direcionar para ela, as pessoas das quais precisamos dos números de telefone e conseguirmos esses números em troca de alguma informação de valor (um e-book, um curso em vídeo, etc.). Esse processo é conhecido como Opt-in e é sobre ele que falaremos no item (motivo) 2 a seguir.
2. A característica (recurso) Opt-in
Para você que não teve a oportunidade de aprender em outros artigos o que é o Opt-in, eis um pequeno resumo: Opt-in é a característica que estabelece que uma mensagem (via e-mail ou via sms) só pode ser enviada para alguém que a autorizou. Damos autorização geralmente para remetentes que tem algum conteúdo que nos interessa receber. Se diariamente recebemos mensagens de e-mail ou SMS de remetentes para os quais não autorizamos o envio, então estamos recebendo mensagens de SPAM.
A característica Opt-in, por exemplo, não acontece quando estamos em outros canais como um website, TV, rádio, nos quais anúncios são exibidos para quem quer que os esteja acesando. Nessas situações simplesmente não temos o controle sobre o conteúdo que nos será entregue.
Mesmo que fazer com que um processo Opt-in seja mais trabalhoso e, talvez, atinja menos pessoas, a vantagem sobre fazer um anúncio em um canal de massa está em, posteriormente, podermos nos comunicar de forma mais “pessoal” e com quem realmente está interessado em nossos produtos ou serviços.
3. Personalização e rapidez
Por serem curtas, mensagens SMS possuem maior receptividade do que chamadas telefônicas. Geralmente, ao recebermos mensagens SMS de qualquer origem (pessoal ou profissional), a nossa reação é e de lê-la (até por curiosidade). Mesmo se não fizermos a leitura da mensagem imediatamente, a maioria dos modelos de celulares (principalmente os Smartphones) mais conhecidos do mercado, está configurada, por padrão, para a emissão de avisos sonoros até que a mensagem seja efetivamente aberta.
O mesmo não acontece com uma chamada telefônica. Se atendermos a uma chamada telefônica e identificarmos que o assunto não nos interessa, quase que imediatamente nos desvencilhamos do interlocutor, principalmente porque diariamente nos encontramos sempre “na correria” e acabamos por filtrar o nosso tempo para o que realmente é importante.
Mensagens SMS podem ser personalizadas, dependendo da situação, imagens, animações ou vídeos podem ser adicioandos a fim de deixar a mensagem mais atraente. Já existem situações nas quais empresas, para criar uma situação de engajamento, estão fazendo pesquisas e essas, inclusive, podem ser feitas em etapas.
Por fim, planejar uma campanha de mobile marketing é muito mais fácil do que campanhas de marketing tradicional. O que temos é que, basicamente, pensar sobre como trabalhar em um espaço para 160 caracteres.